Mês de conscientização à doença de Alzheimer: SUPERA realiza ação inédita nos metrôs do Brasil

Publicado em: 14/09/2021 Por Assessoria de Imprensa SUPERA

Ação acontece em São Paulo, Recife, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Porto Alegre

Em uma iniciativa inédita, a rede SUPERA – Ginástica para o cérebro, realiza no próximo dia 21 de setembro – Dia de conscientização ao Alzheimer, em parceria com as principais companhias de transporte metropolitano do Brasil uma ação para chamar a atenção da população para conscientização à doença.  

As equipes do SUPERA estarão nas estações de metrôs de São Paulo, Recife, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Porto Alegre conversando com passageiros sobre o tema e alertando sobre o que pode ser feito para manter a saúde do cérebro por toda a vida. A ação nas estações de metrô acontecerá das 8h30 às 17h com distribuição de panfletos com informações sobre a doença de Alzheimer e abordagem dos passageiros observando as medidas de segurança e distanciamento.

Mês de conscientização à doença de Alzheimer: SUPERA realiza ação inédita nos metrôs do Brasil - SUPERA - Ginástica para o Cérebro
Ação inédita acontece simultaneamente em São Paulo, Recife, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Porto Alegre

A iniciativa faz parte da 3ª edição do evento “Despertando a sociedade para a saúde do cérebro”, que acontece no dia seguinte, 22 de setembro, com uma rodada de palestras de especialistas ao vivo transmitidas para todo o Brasil a partir das 14h30 no canal do Método SUPERA no Youtube.

O mês de setembro é mundialmente dedicado à conscientização das pessoas em relação à doença de Alzheimer.

Mês de conscientização à doença de Alzheimer: SUPERA realiza ação inédita nos metrôs do Brasil - SUPERA - Ginástica para o Cérebro

“Mais do que falar sobre o Alzheimer, nossa missão enquanto empresa de estimulação cognitiva líder neste segmento no Brasil é ajudar o público a entender que algo pode ser feito, antecipando este cenário e oferecendo a milhares de pessoas a possibilidade de envelhecer bem e com mais saúde em todos os sentidos”, detalhou a vice-presidente do SUPERA no Brasil, Bárbara Perpétuo.

Como a ginástica para o cérebro atua neste sentido?

Embora seja uma doença multifatorial, quando se trata da doença de Alzheimer há o que pode ser feito para retardar o aparecimento de sintomas e principalmente ampliar o que os especialistas chamam de reserva cognitiva.

“Como o Alzheimer é uma doença multifatorial, a prevenção também deve ser feita por vários fatores e o primeiro ponto é cuidar da saúde geral do organismo, por meio do controle das doenças crônicas – como diabetes, obesidade, cardiovasculares, hipertensão, cuidado com atividade física e alimentação, que são extremamente importantes. Uma vez que o corpo está saudável, nós temos o segundo ponto que é o lado cognitivo, utilizando estratégias cognitivas de treino mental ou ginástica para o cérebro, dando ao cérebro estímulos que envolvem novidade, variedade e grau de desafio crescente em pessoas que não tem a doença.  Quando fazemos isso estimulamos a neuroplasticidade. Uma vez que ela é estimulada, eu consigo uma reserva cognitiva robusta. Essa reserva contribui para que o cérebro seja mais resistente aos danos de uma possível degeneração da idade ou uma doença”, explicou a especialista Livia Ciacci, Mestre em Sistemas Neuronais do SUPERA Ginástica para o cérebro.

Mês de conscientização à doença de Alzheimer: SUPERA realiza ação inédita nos metrôs do Brasil - SUPERA - Ginástica para o Cérebro

A especialista chama a atenção ainda para a condição de pacientes que já tem a doença. “É importante dizer que a estimulação cognitiva ou ginástica cerebral não cura e não impede o andamento da doença já instalada, mas é uma ferramenta importante a favor da reserva cognitiva”, lembrou.

O evento “Despertando a sociedade para a saúde do cérebro” é uma iniciativa do SUPERA em parceria com o a Associação Brasileira de Gerontologia (ABG)

Serviço:

“Despertando a sociedade para a saúde do cérebro”

Ao vivo do Teatro Gazeta em São Paulo

22/ 09/2021 a partir das 14h30

Onde: no canal oficial do Método SUPERA no Youtube

 Confira a programação:

14h30 – Abertura do evento com show artístico;

14h50 – Palestra – Entendendo a demência e a doença de Alzheimer: Panorama Global de pesquisas, tratamento e prevenção – com Dra. Jerusa Smid, neurologista da FMUSP, e Dr. Paulo Henrique Ferreira Bertolucci – neurologista da Unifesp;

16h – Palestra – COVID19: um fator de risco para o desenvolvimento de demência?  com Dr. Raphael Spera, neurologista da HC-FMUSP e Dra. Viviane Flumignan Zétola, neurologista da UFPR;

17h – Palestra – Saúde Mental: Mobilização da sociedade, envolvimento familiar e cuidadores – dicas e relatos – com Profa. Dra. Thaís Bento, da EACH-USP e do HCFMUSP, a atriz e dramaturga Beth Goulart e Silvia Pacheco Haidar, do Blog Saúde Mental e Gatices da Folha de São Paulo;

18h – Encerramento – espetáculo musical.

Onde: Canal oficial do SUPERA no Youtube – youtube.com/metodosupera

Para se inscrever, acesse: https://bit.ly/3DzglUc

Para participar, acesse: https://bit.ly/3BtaiP9

Além de promover mais qualidade de vida, o Método SUPERA possibilita melhor desempenho nos estudos, na vida profissional e nas atividades comuns do dia a dia, proporcionando resultados em pessoas de diferentes faixas etárias.  Com mais de 350 unidades no Brasil, o método SUPERA já mudou a vida de mais de 190 mil pessoas utilizando ferramentas exclusivas que atuam diretamente na performance e desenvolvimento cognitivo, através do uso de ábaco, jogos e apostilas, sempre com novidade, variedade e desafio crescente em um método exclusivo no Brasil.

Compartilhar este artigo
  • LinkedIn
  • Share

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Mês de conscientização à doença de Alzheimer: SUPERA realiza ação inédita nos metrôs do Brasil"

Faça um comentário

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.