Melhorar atenção: passo importante para uma boa memória

Publicado em: 05/10/2016 Por Assessoria de Imprensa SUPERA

melhorar atenção

Melhorar atenção: passo importante para memorizar informações

Melhorar atenção – isso significa empregar todas as faculdades de percepção nas coisas que fazemos. Quando isto acontece, as informações que recebemos chegam ao cérebro. Porém, nem tudo que foi percebido precisa ou merece, necessariamente, ser lembrado. Daí a importância de melhorar a atenção para que o cérebro armazene somente aquilo que é importante para viver bem.

Para entender o funcionamento da atenção no cérebro, vamos começar com um exemplo simples: os estímulos causados pela roupa que vestimos. Da cor da blusa ao tipo do tecido, tudo impacta nossos receptores, mas nem todos percebemos. A partir do momento que nos atentamos a isto, nos tornamos conscientes porque a percepção virou foco da atenção.

2016Supera e você na Disney

Existem centros nervosos reguladores desse processo de modo que podemos, conscientemente, dirigir a atenção a determinados estímulos enquanto outros são ignorados.

O sistema nervoso pode fazer a seleção da informação através de vários mecanismos. Um deles é por meio das cadeias neuronais cujas estações sinápticas intermediárias podem ser inibidas, impedindo que ela atinja a região em que se tornaria consciente.

Melhorar atenção: conheça mais sobre esta habilidade

Nem todas as pessoas têm o mesmo tipo de amplitude de atenção. A forma de absorver informações depende da personalidade, dos interesses e das atitudes que temos em relação ao mundo. Os seguintes perfis dão uma ideia das diferenças:

Quem tem atenção meticulosa, tem interesse em tudo, mas isto pode sobrecarregar a memória com detalhes sem importância. Quem se encaixa nessa categoria tende a ser perfeccionista, detalhista e dotado de excelente memória.

Quem tem interesse particular em campos específicos foca a atenção. Pessoas com interesse focado tendem a procurar impressionar os outros com a extensão de seus conhecimento em assuntos específicos.

Quem é desatento não tem muito interesse pelo ambiente. Este perfil tende a perder ou esquecer coisas com frequência. Essas pessoas raramente se aprofundam em algo e as suas lembranças são narcisistas e irregulares.

Provavelmente, você reconhece seus traços em cada um desses perfis. O importante é permanecer flexível, bem focado em áreas selecionadas de interesse, mas com a mente aberta e capaz de lidar com novas demandas e desafios. Essa postura vai garantir uma memória bem-sucedida.

Melhorar atenção: como fazer isso?

Para melhorar a atenção, siga estes cinco passos:

Permaneça alerta: mantenha a mente aberta e esteja pronto para aprender coisas novas. E, ao registrar novas informações, faça um esforço para livrar-se de todas as preocupações relacionadas.

Mantenha os seus interesses e a sua curiosidade em diversas áreas: nenhum limite de idade se aplica aqui. Abandonar certos interesses não implica cair num estado de indiferença. Mas você precisa encontrar outros para substituí-los e manter as suas faculdades alertas. Defina o que é importante armazenar e o que não vai ser útil para você. Reserve espaço na memória para aprendizados consistentes.

Faça planos e execute-os: todo projeto permite que você se desenvolva ou progrida, além de dar sentido à vida, mesmo que ele mude ou se transforme em outra coisa. Isso sempre motiva você a ficar atento, a melhorar a atenção, porque o mantém aberto para o mundo externo.

Mantenha ou crie novos contatos estimulantes com outras pessoas: estimule consideravelmente a sua atenção mantendo uma boa rede de relacionamentos sociais. Selecionar uma ou duas áreas de interesse que lhe permitam encontrar outras pessoas é uma boa maneira de criar novas redes igualmente estimulantes.

Exercite seu cérebro com novidade, variedade e desafio crescente: a ginástica cerebral é uma alternativa saudável para melhorar a atenção. A prática de atividades fora da rotina proporciona atividades que tiram o cérebro da zona de conforto, que por sua vez, fortalecem as sinapses (conexões entre neurônios) e melhoram o desempenho do cérebro em todas as áreas da vida, inclusive, em momentos em que a atenção é exigida. No SUPERA, a atenção é desenvolvida por meio de diversas ferramentas, inclusive pelos exercícios de ábaco.

Compartilhar este artigo
  • LinkedIn
  • Share

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Visualizar os 3 comentários

3 comentários para "Melhorar atenção: passo importante para uma boa memória"

Faça um comentário

  • Nilda Silva de Oliveira disse:

    Parabéns pelo texto. Sua redação é clara e objetiva. E, nos faz refletir sobre nós mesmos ampliando a percepção si, o que também nos faz perceber o outro com mais clareza também. Obrigada!

  • Marli Conceição Furlan disse:

    Maravilha!!

    Perfeito!!

    Estou numa fase de minha vida aonde estou tentando reorganizar tudo. Mas, TUDO mesmo! Desde as coisas mais “corriqueiras” qto as mais complexas. Sempre fui uma pessoa “focada” e, pra ser bem sincera, um tanto perfeccionista. E isto, muitas das vezes, me “consome”. Eu sofro com isto. Mas, continuo SEMPRE rumo ao meu objetivo! (Mesmo que isto, muitas vezes me traga alguns problemas. Físicos, eu diria. O stress ao qual estamos submetidos, devido à esta “maldita” (com perdão da palavra…) pandemia… associado aos inúmeros problemas cotidianos, seja na parte financeira e/ou profissional e muitas das vezes, pessoal… Isto tudo nos remete à nos questionarmos, agora, com muito mais frequência, sobre: o que é a vida, afinal de contas?? Porquê que continuamos, dia após dia, à darmos valor àquilo que na real, nem é tão importante, e, meio que deixamos de lado, as coisas que, de fato o são?? (E, nisto, eu incluo os relacionamentos. Sejam eles: familiares, conjugais ou os de amizades.

    Porque é que nos “cobramos” tanto?? (Alguns, nem tanto… Mas, se vc é do tipo que gosta das coisas “certinhas” (feito eu…), confesse: vc tb está sofrendo! Não é??

    E, eu digo isto, porque, hoje em dia, o mundo está, LITERALMENTE de pernas pro ar! Normal?? O que é mesmo normal?? (Já quase que, conseguimos nos esquecer, de como ERA o nosso mundo “normal” antes disso tudo acontecer. (Torno à dizer: este maldito vírus, que, pra mim, com certeza foi “fabricado” em algum não menos maldito, laboratório, de ALGUM lugar, deste planeta…

    ( Me perdoem… se eu DIVAGUEI muito do tema… Mas escrevi as palavras que vieram ao meu coração, neste momento…)

    E agora, voltando ao tema em questão: ou seja, sobre como melhorar a nossa ATENÇÃO, que DEUS nos ajude, nesta empreitada! Porque, eu creio que ELE e, SOMENTE ELE poderá nos RECONDUZIR. Nos REINICIAR.

    Um forte e apertado abraço, à todos!

    E que DEUS nos abençoe!

    Com carinho,

    Marli

  • Gino Tapparelli disse:

    Conteudo muito esclarecedor
    e prático. A leitura enriquece, leva à prática e amplia o conhecimento.
    Obrigado

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.