Como incluir jogos matemáticos na rotina de estudo?

Publicado em: 14/06/2022 | Última modificação em 15/06/2022 Por Supera

Como incluir jogos matemáticos na rotina de estudo? - SUPERA - Ginástica para o Cérebro

Você sabe como incluir jogos matemáticos na rotina de estudo do seu filho? Esse tipo de interação é uma excelente maneira de aprendizado, principalmente nos primeiros anos de escola. Afinal, é nesse período que a criança tem o seu primeiro contato com os números.

Além de os jogos serem divertidos e promoverem interação e descontração, essas atividades fazem com que as crianças criem uma relação amigável com os números — e perder o medo de estudar matemática.

Para ajudar você com essa tarefa, preparamos este post para apresentamos os benefícios dessa prática e alguns jogos matemáticos incríveis. Continue a leitura e confira os detalhes!

Qual é a importância dos jogos matemáticos?

Por meio da brincadeira, é possível se apropriar da realidade e criar um ambiente de aprendizagem que demonstre como a matemática funciona na prática.

Uma criança consegue entender sobre soma e subtração de maneira mais eficiente ao visualizar como a operação é feita no dia a dia, como em uma brincadeira fictícia de comprar e vender objetos.

Além disso, os jogos matemáticos ajudam no desenvolvimento do raciocínio lógico das crianças e suas habilidades — o que é fundamental para que seja possível compreender a matéria.

Quais são os seus benefícios?

Os jogos matemáticos simples são ótimos para evitar o foco excessivo sobre algoritmos de resolução, sendo grandes aliados no aprendizado e no desenvolvimento de outras habilidades do seu filho. Veja só:

  • promovem o desenvolvimento da destreza matemática e da agilidade;
  • incentivam a resolução de problemas;
  • ajudam na autoavaliação da criança;
  • aumentam a capacidade de se colocar no lugar do outro, na procura de estratégias para ter sucesso no jogo;
  • fortalecem a autoestima.

Atualmente, já há um consenso de que os jogos contam com um relevante papel na educação e auxiliam a dar significado ao conceito de número e de operações fundamentais da matemática.

Como incluir jogos matemáticos na rotina de estudo do seu filho?

Chegou o momento de apresentarmos ideias de jogos matemáticos que você pode fazer em casa com o seu filho. Confira nossas dicas!

Bingo infantil

O bingo infantil é um jogo eficiente para que as crianças conheçam e fiquem familiarizadas com os números. A brincadeira ocorre da mesma maneira que um bingo tradicional, sendo preciso apenas entregar uma cartela com números para os pequenos e cantar os algarismos para que eles os identifiquem na cartela.

Ao final, quem completar a cartela primeiro pode ganhar uma recompensa, como um doce. Assim, a brincadeira fica ainda mais divertida.

Quebra-cabeça

Apesar de o quebra-cabeça não ter relação direta com números, esse tipo de jogo auxilia no desenvolvimento da disciplina e do raciocínio em matemática, além de ensinar sobre tamanhos e formas.

O quebra-cabeça é relevante, ainda, para que as crianças desenvolvam técnicas como ordenação e sequência, uma vez que é necessário usar esse tipo de táticas para reunir as peças e montar o desenho completo.

Blocos de construção

Os blocos de montar são relevantes para desenvolver o raciocínio. Isso porque, para organizar e construir estruturas com as peças, é preciso usar, mesmo que de maneira inconsciente, a matemática básica, a geometria e a engenharia.

Por essa razão, quando o seu filho brinca de construir algo, é como se ele fosse um engenheiro, pois faz uso de forma, tamanho e sequência para que seja possível montar um conjunto de blocos.

Dominó

O dominó é mais um dos jogos matemáticos capazes de treinar o cérebro e a habilidade das crianças com os números. Esse tipo de brincadeira é mais indicado àqueles que já sabem contar quantidades, pois é preciso agrupar as peças conforme a sequência numérica que condiz com o mesmo número do quadrado anterior.

Agora que você já conhece a importância e os benefícios dos jogos matemáticos, coloque as nossas dicas em prática para incluir esse tipo de atividade no dia a dia de seu filho. Assim, ele aprende a lidar com números desde cedo.

Para receber mais dicas como as que apresentamos neste post, assine nossa newsletter!

Compartilhar este artigo

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Como incluir jogos matemáticos na rotina de estudo?"

Faça um comentário

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.