A importância do sono na aprendizagem

Publicado em: 09/05/2012 por: Supera

*Evandro de Jesus Pires João, diretor da unidade – Supera Santos/SP
 
 
 
Quando dormimos não estamos somente recuperando as energias, estamos também, gravando na memória tudo que aprendemos durante o dia.
 
É durante o sono, que o nosso cérebro faz uma espécie de “backup” e se não dormimos direito, ou seja, se não temos um sono de qualidade, a nossa memória ficará comprometida.
 
Uma noite de sono mal dormida afeta o nosso humor, a nossa concentração, a nossa memória, o nosso rendimento, entre outras coisas, por isso é fundamental que tenhamos regularmente uma noite de sono de qualidade.
 
Muitas vezes os alunos tem um baixo aproveitamento na escola, mas os pais nem imaginam que o sono pode ser o causador disso. É comum em época de provas, Vestibular/ENEM, que os alunos fiquem até altas horas estudando, mas esse esforço de nada adiantará, se eles não tiverem um boa noite de sono, pois boa parte do que estudaram não será gravada na memória.
 
O ideal é que o aluno não vá dormir, sem que antes reveja a matéria que aprendeu naquele dia na escola. Como diz o ditado: “Aula dada, aula estudada”.
 
Hoje em dias as crianças/adolescentes estão indo dormir cada vez mais tarde, pois ficam jogando vídeo game, na Internet, ou vendo televisão. Para acordar no dia seguinte é aquela briga. É preciso que se tenha um horário para ir dormir, sabemos o quanto isso é difícil, quando se trata de crianças/adolescentes.
 
Quantas horas devemos dormir por dia? Isso depende de cada pessoa. Mais importante que a quantidade de horas que se dorme é a qualidade do sono que se tem. Isso serve para todas as idades.

Supera e você na Disney

Supera

Supera - Ginástica Cerebral, Pratique! Curso para todas as idades

Mantenha-se atualizado. Assine nossa Newsletter



Posts Relacionados