Implante cerebral pode recuperar a memória

Publicado em: 14/05/2014 Por Assessoria de Imprensa SUPERA

Implante cerebral pode recuperar a memória

Implante cerebral pode recuperar a memória

Um investimento americano de mais de US$ 100 milhões em pesquisas científicas será capaz de recuperar a memória e está sendo realizado pela Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA). O resultado poderá ser apresentado nos próximos meses.

2014Supera e você na Disney

O estudo militar envolve questões éticas entre os conselheiros do grupo de pesquisa, pois o implante cerebral tem como objetivo restaurar a memória declarativa, ou seja, lembranças de pessoas e acontecimentos, em soldados pós-guerra e pessoas que sofrem de doenças degenerativas, tais como Alzheimer. Sua aplicação em militantes poderia interferir nas técnicas de combate, tornando-os mais agressivos e menos conscientes, assim como há o risco de perder o senso de si.

Até agora, a pesquisa realizada pelo cientista Robert Hampson, foi capaz de amenizar os tremores em pessoas que sofrem de Parkinson, diminuir convulsões epilépticas e melhorar o estado da memória em pacientes com Alzheimer.

Inspirados em marca-passos cardíacos, os dispositivos neuroprotéticos  podem interagir diretamente com o hipocampo, através de pulsos de energia são enviados ao cérebro, denominados estimulação cerebral profunda.

No entanto, ainda há muito a ser aprimorado, pois o equipamento não apresenta o mesmo resultado em todas as pessoas, devido aos padrões e conexões da memória ser específicos em humanos.

Assim como os exercícios para o cérebro praticados nas aulas do SUPERA, o cérebro também recebe estímulos, capazes de aprimorar o raciocínio lógico e estabelecer novas conexões neuronais, porém sem aparelhos.

A atividade realizada com grau de dificuldade e desafio crescente faz com que o aluno consiga compreender com mais facilidade a tarefa a ser executada, pois a concentração e a atenção também são habilidades desenvolvidas com os exercícios para o cérebro.

As pesquisas da neurociência já comprovaram que a neuroplasticidade (capacidade do cérebro em mudar o padrão de suas conexões e melhorar o desempenho) também acontece através dos exercícios para o cérebro.

Em qualquer fase da vida a atividade intelectual pode ser aprimorada, garantindo mais qualidade de vida e bons resultados no trabalho e nos estudos.

Compartilhar este artigo
  • X
  • LinkedIn
  • Share

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Implante cerebral pode recuperar a memória"

Faça um comentário

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.