EXERCÍCIOS PARA O CÉREBRO
Exercitar o cérebro é o futuro para os esportistas

Publicado em: 30/10/2012 por: Supera

Equipe de Jornalismo Supera* – 30/10/2012 Exercitar o cérebro é o futuro para os esportistas

Os avanços da Neurociência levaram a uma maior compreensão da mente humana, o que resultou em uma mudança de paradigma: a ginástica cerebral como realidade para criar novos caminhos nas questões de treinamento e performance de atletas profissionais.

“Os atletas trabalham muito do pescoço para baixo, mas é preciso trabalhar do pescoço para cima também”, como explica o psicólogo Emílio Takase, coordenador do Laboratório de Neurociências do Esporte da UFSC. “O corpo é um todo integrado e as habilidades mentais e a fisiologia se influenciam mutuamente. A concentração é uma habilidade treinável, e o exercício mental pode ajudar a superar limitações físicas”.

Supera e você na Disney

Treinamento cerebral, além de saúde e bem-estar, é condicionamento mental para vencer obstáculos, desenvolver as múltiplas inteligências e se destacar na vida ou profissional. Na maioria das modalidades esportivas, a competitividade está sendo decidida cada vez mais pelo lado mental.

A grande fronteira do esporte, hoje em dia, está na MENTE. Muito além de uma ótima equipe e preparo físico (condições básicas), os atletas precisam ter um preparo mental superior aos adversários. Ocorre que o preparo mental, até hoje restrito a Psicologia do Esporte e do Exercício (PEE), começa a avançar para uma nova fronteira, utilizando conceitos da Neurociência Cognitiva e Comportamental (NCC) e dando início à Neurociência do Esporte e do Exercício.  

BENEFÍCIOS:  

  • atletas mais rápidos, com redução do tempo em que o que deve ser feito, é feito (reflexo da maior concentração, agilidade mental e habilidade motora;
  • atletas mais regulares, cometendo menos erros durante os jogos (reflexo da maior habilidade motora e capacidade em manter altos níveis de concentração por maiores períodos de tempo)
  • atletas com melhor decisões estratégicas ao longo das competições e melhor capacidade em acertar as jogadas (reflexo da agilidade mental, raciocínio lógico e pensamento lateral)
  • Com as habilidades desenvolvidas, o atleta se destaca, ganha autoconfiança e entra num círculo virtuoso que o levará a um número maior de vitórias.

 

O Supera – Ginástica para o Cérebro, rede de escolas com mais de 90 unidades franqueadas em todo o país, desenvolveu um treinamento específico para exercitar o cérebro e potencializar a capacidade mental dos atletas, desenvolvendo estas habilidades. O ganho em performance proporcionado pelo treinamento cerebral é significativo no desempenho de inúmeras modalidades esportivas, desde pilotos a jogadores.

Supera

Supera - Ginástica Cerebral, Pratique! Curso para todas as idades

Mantenha-se atualizado. Assine nossa Newsletter



Posts Relacionados