Falta de atenção é a principal causa de acidentes
De acordo com o Centro de Tecnologia Allianz (Allianz Center for Tecnlogy – AZT), instituto de pesquisa da Alemanha, a falta de atenção é a principal causa de acidentes no trânsito. A maioria dos motoristas ao tentar fazer duas tarefas ao mesmo tempo, como mandar SMS e estar à frente ao volante, acabam fazendo parte das estatísticas.
A pesquisa realizada pela instituição aponta que 40% dos entrevistados fazem ligações telefônicas enquanto estão dirigindo. Ao mesmo tempo, 60% admite que este é um dos principais riscos no trânsito. Quando isso acontece, as chances de sofrer um acidente aumentam de 2 a 5 vezes.
Os especialistas envolvidos na pesquisa afirmam que enviar mensagens de texto ao volante pode ser ainda mais perigoso, pois os olhos, mãos e a mente estão envolvidos. Um em cada três motoristas leem SMS enquanto dirigem, sendo que 43% já haviam sofrido algum acidente nos últimos três anos.
Usar o celular no trânsito é proibido por lei, de acordo com o Art. 252 do Código de Trânsito Brasileiro. Mesmo assim muitos não respeitam a norma e subestimam o perigo de se distrair.
O celular não é o único vilão, existem outras fontes de distração que não damos importância, mas que também podem nos prejudicar, como cuidar do bebê no banco de trás, olhar os animais de estimação, ou procurar algo que caiu embaixo do banco.
No programa Malhando a Cuca do SUPERA, especialistas falam que pessoas que reprovaram em testes de habilidades cognitivas tem 25% de chances de se envolverem em acidentes. Daí a importância de praticar ginástica cerebral.
A ginástica cerebral melhora a atenção concentrada, habilidade de se concentrar em alguma coisa enquanto excluímos outras que estão à nossa volta.
Saiba quais habilidades são mais utilizadas quando estamos ao volante:
– Visuo espacial: capacidade de perceber distância, profundidade e posicionamento de um objeto no espaço;
– Raciocínio: o motorista precisa tomar decisões rápidas e desenvolver o raciocínio lógico com ginástica cerebral é a saída para melhorar esta habilidade;
– Coordenação motora: as ferramentas utilizadas nas aulas de ginástica cerebral do SUPERA estimulam o aprimoramento desta habilidade.
Exercitar o cérebro vai melhorar as percepções espaciais enquanto estiver ao volante. Porém, para evitar acidentes não abuse da sorte e deixe o celular na bolsa.
Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)
SUPERA PRESENCIAL
O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.
SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva
Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.
Franquia SUPERAEmpreenda em Educação
Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.
Nenhum comentário para "Falta de atenção é a principal causa de acidentes"