Evento “Despertando” traz lives sobre música e Alzheimer nesta semana

Publicado em: 08/09/2020 Por Isabella Rabelo
Evento “Despertando” traz lives sobre música e Alzheimer nesta semana - SUPERA - Ginástica para o Cérebro

A segunda semana de lives promovida pela rede SUPERA, dentro da campanha “Despertando a Sociedade para a Saúde do Cérebro” segue sua programação com alguns dos melhores especialistas em tratamento de Alzheimer do assunto no país.

A aplicação da música no tratamento dos acometidos por Alzheimer é o destaque desta semana, a partir de quarta-feira (09), com a Professora Doutora Rosa Yuka Sato Chubaci, Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo e Pós Doutora em Cuidado do Idoso pela Tohoku Fukushi University – Japão.

Além de trazer exemplos de como as famílias e cuidadores podem se beneficiar deste recurso, a professora também falará de uma experiência particular durante seus estudos no Japão.

“Vamos falar sobe o modelo Yura de atividades com música para promoção de saúde para as pessoas idosas. É uma estratégia com música que tem apresentado bons resultados na prevenção de demências e também amenizando a situação de pessoas que já estão com demência em curso”, detalhou.

A professora destacou ainda a importância de uma oportunidade como esta para famílias e cuidadores em todo o país “A musicalidade tem funcionado muito bem no trato com as pessoas que sofrem de algum tipo de demência. Vou detalhar uma experiência pontual que tive no Japão com a musicalidade aplicada às pessoas que já tinham demência e também relacionado à prevenção. São ideias e estratégias que serão compartilhadas sobre o uso da musicalidade neste sentido”, disse.  

Na sexta – feira (11) a música volta ao centro do palco com a fala do também especialista no assunto, o  professor Mauro Pereira Amoroso Anastácio Junior, Musicoterapeuta e Mestre em Gerontologia (EACH/USP) ao lado da Professora Deusivania Falcão, psicóloga e Pós-doutora pela UCF (EUA) “Para o paciente com demência, a musicoterapia pode retardar o avanço da perda de memória e outras funções, porém, também pode amenizar os sintomas comportamentais, como a agitação, que traz sofrimento para o indivíduo, seus familiares e cuidadores”, destacou o professor.

Inscreva- se para receber informações sobre as próximas lives e acompanhe de perto este evento ‘Despertando a sociedade para a saúde do cérebro’.

A programação segue até o final do mês, sempre com transmissões às quartas e sextas–feiras, pontualmente às 19h30 pelo Facebook e pelo Youtube do Método SUPERA.

Confira a programação:

09/09 – 19:30

“A musicalidade como estratégia para o tratamento da Doença de Alzheimer e a experiência de projetos do Japão”, com Profa. Dra. Rosa Yuka Sato Chubaci.

11/09 – 19:30

“Doença de Alzheimer, convivência familiar e conjugal: benefícios da musicoterapia”, com Profa. Dra. Deusivânia Falcão e Prof. Ms. Mauro Anastácio

16/09 – 19:30

“Como prevenir fatores de risco no desenvolvimento da doença de Alzheimer?”, com Prof. Dr. Ricardo Nitrini e Profa. Dra. Sônia Maria Brucki

18/09 – 19:30

“A estimulação cognitiva como intervenção de neuroproteção”, com Profa. Dra. Thais Bento Lima-Silva e Profa. Ms. Eva Bettine de Almeida

23/09 -19:30

“Cérebro saudável: a reserva cognitiva e o estilo de vida durante o desenvolvimento”, com Profa. Dra. Mônica Sanches Yassuda e Prof. Dr. Henrique Salmazo-Silva

25/09 – 19:30

“Cuidados no fim da vida com pacientes diagnosticados com demência”, comProfa. Dra. Beatriz Gutierrez e Prof. Dr. Leonel Tadao Takada

30/09 – 19:30

“Suporte ao cuidador de pacientes com Doença de Alzheimer e importância das Associações”, com Dra. Carmen Ponce e Dr. Paulo Henrique F. Bertolucci.

Compartilhar este artigo
  • LinkedIn
  • Share

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Evento “Despertando” traz lives sobre música e Alzheimer nesta semana"

Faça um comentário

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.