Entrevista: Como a estimulação cognitiva atua diante da propensão ao Alzheimer

Publicado em: 15/09/2020 | Última modificação em 17/11/2020 Por Isabella Rabelo
Entrevista: Como a estimulação cognitiva atua diante da propensão ao Alzheimer - SUPERA - Ginástica para o Cérebro
Cérebro necessita de estímulos novos ao longo de toda a vida

Nosso cérebro, assim como nosso corpo, precisa ser estimulado ao longo da vida para se manter ativo. Nesta entrevista, explica-se de forma simples a importância de trabalhar o cérebro com os estímulos certos ao longo da vida. As questões foram respondidas pela Profª Ms Eva Bettine, gerontóloga, doutoranda em Ciências pela USP e Presidente da Associação Brasileira de Gerontologia, junto à Profª Dra. Thaís Bento, Docente da Graduação em Gerontologia da USP e Pesquisadora e Colaboradora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento da USP. Acompanhe:

  • O que a ciência entende como estimulação cognitiva?

Cientificamente se define a estimulação cognitiva como o ato de exercitar os processos que compõem a cognição: percepção (para isso se utiliza os 5 sentidos), atenção, memória, raciocínio, pensamento lógico e linguagem.

  • Como nosso cérebro recebe esses estímulos ao longo das diferentes fases da vida? (infância, juventude, fase adulta e terceira idade)

É um estudo difícil de ser realizado, pois o correto seria que fosse realizado com o mesmo indivíduo ao longo do tempo, pois o cérebro de cada pessoa é único e ele é “moldado” de acordo com as experiências ao longo da vida. Mas podemos imaginar que em virtude da plasticidade neuronal, considerando as perdas de neurônios e a neurogênese (nascimento de novos neurônios), a pessoa terá mais rapidez nessa plasticidade em idades mais jovens, mas a capacidade se mantém e o acompanha até o fim da vida. O importante é lembrar que sempre existe uma resposta a um estímulo.

  • Por que é necessária uma atenção especial nestes estímulos quando falamos dos idosos?

Podemos associar com a velocidade de processamento que pode ser reduzida nos mais longevos, pois é uma das características da nossa cognição que se altera ao longo do curso de vida, outra característica é a menor facilidade para adquirir novos aprendizados. Porém, a pessoa consegue responder, apenas que o esforço será maior.

Aumente a qualidade de vida do seu cérebro com o Método SUPERA
  • O Alzheimer é degenerativo e sem reversão. No entanto, a estimulação cognitiva pode retardar o aparecimento de sintomas nas pessoas que tem propensão à doença? Como isso acontece?

Atualmente os estudiosos têm insistido nas atitudes de prevenção, considerando que ainda não há cura para a doença. Uma delas é estimular as funções cognitivas da pessoa no começo da demência, assim ele conseguirá se permanecer mais tempo na fase inicial da doença e conseguirá por mais tempo manter as suas atividades sem muito prejuízo. Isso acontece porque a estimulação ajudará a criar novas conexões entre os neurônios compensando alguns déficits por conta da plasticidade neuronal da qual falei anteriormente. Vale lembrar que as atitudes de prevenção incluem outras mudanças de hábito pois atuam em conjunto.

  • Testes, cálculos, jogos e estímulos como os que são aplicados pelo SUPERA são positivos neste sentido?

Se as estimulações são bem diversificadas – ou seja, atuam em vários domínios cognitivos da pessoa ‑ são muito positivos sim. O que não tem muito efeito é a acomodação em um nível de dificuldade ou mesmo em uma mesma estimulação, por exemplo, só  cálculos ou só linguagem. Se o nível de dificuldade for acompanhando a capacidade de resposta e a diversidade estimular muitas funções, é muito positivo sim.

  • Qual é a frequência ideal para que nosso cérebro realize estímulos que auxiliem na saúde do cérebro ao longo de toda a vida?

Em geral se aplica a estimulação semanalmente, mas se a pessoa tem disponibilidade e responde bem, duas vezes por semana, com um espaçamento entre os dias também é positivo. No caso de ser semanal é importante que a pessoa tenha uma atividade para ser cumprida durante os demais dias da semana para manter a mente ativa. É importante ressaltar que podemos começar a estimulação cognitiva em qualquer idade, claro. Mas o ideal é estimular o cérebro com desafios constantes desde os primeiros anos da vida e também ao longo de todas as idades. Pensemos na estimulação como um alimento para a saúde do nosso cérebro, não deixem isso para depois.

  • O que é a reserva cognitiva?

Quando pensamos no nome Reserva Cognitiva, logo nos remetemos ao próprio nome reserva, quantidade armazenada, estocada. Entretanto o que é importante sabermos é que este conceito vem ganhando muita força nos últimos anos, pois refere-se à uma reserva individual de cada pessoa, no processamento de suas habilidades mentais e no enfrentamento de doenças neurodegenerativas.

Esta particularidade de termos um armazenamento de processamentos das habilidades mentais, são resultantes dos estímulos que realizamos continuamente ao longo da vida desde quando nascemos até quando envelhecemos, quanto mais estimulamos o cérebro, com exercícios, e conhecimentos, assim como atingirmos um elevado nível de educação, uma ocupação profissional desafiadora e uma vida socialmente ativa; resultaremos em uma ação neuroprotetora, que fortalecerá o nosso desempenho intelectual, fazendo como que criemos uma reserva cognitiva.

  • É possível aumentar a capacidade da reserva cognitiva? Como?

A reserva cognitiva existe para auxiliar em nossa sobrevivência, nos deixando mais rápidos; para nos proteger contra o declínio das habilidades mentais relacionados à idade e na diminuição do risco de desenvolver Doença de Alzheimer.

Ou seja, quanto melhor for o estilo de vida do individuo, melhor será a sua reserva cognitiva em outras palavras uma “poupança cognitiva”, que é acionada quando necessário para suprir algum déficit do funcionamento cerebral, ou um momento de proteção em relação à possíveis situações de risco para a saúde do cérebro.

Por isso a realização de exercícios físicos, a interação social, os exercícios intelectuais (chamados popularmente de exercícios de ginástica cerebral), são de fundamental importância para nos auxiliar na capacidade de ter uma boa reserva cognitiva. E como dito anteriormente, por meio da reserva cognitiva é que nos protegemos do declínio das habilidades mentais relacionados à idade e ao possível aparecimento de doenças neurodegenerativas.

Só que não são apenas os anos de escolaridade que fortalecem a reserva cognitiva, que é acumulada ao longo da vida. Muitos indivíduos usam o intelecto, a criatividade e a capacidade de raciocínio sem que isso seja isoladamente adquirido pelos níveis cursados de escolaridade. A escolaridade é apenas um dos estímulos. Ou seja, o importante é manter o cérebro estimulado durante a vida inteira.

O ideal é fugir da rotina, usar estratégias que desafiam o cérebro e ter engajamento em atividades diversificadas. Cuidar da saúde do cérebro, com o aprendizado de novas informações, e também com os desafios mentais como a neuróbica, como: um músico, por exemplo, deve ler partituras diferentes das que está habituado; uma cozinheira, fazer sempre novos pratos, escrever com a mão não dominante, no caso um canhoto, escrever, com a mão direita, e um destro escrever com a mão esquerda, colocarmos o relógio em mão diferente, mudarmos um caminho rotineiro.

De modo geral se quer aumentar sua reserva cognitiva cuide do seu estilo de vida, mantendo hábitos saudáveis, faça ginástica cerebral e use estratégias que possam auxiliar a melhorar o desempenho de memória e a diminuir a frequência de esquecimentos no cotidiano.

  • É possível estimular as habilidades mentais de quem tem a Doença de Alzheimer? Como fazer?

Quando um indivíduo recebe o diagnóstico de doença de Alzheimer, é necessário realizar os tratamentos disponíveis, para poder auxiliá-lo a ter uma melhor qualidade de vida assim como para estabilizar o avanço dos estágios da doença.

Os tratamentos atuais da doença de Alzheimer são divididos em dois tipos: tratamentos farmacológicos e tratamentos não-farmacológicos. Dentro do grupo dos tratamentos não-farmacológicos, temos a estimulação cognitiva, uma terapia que visa estimular as habilidades cognitivas do individuo e fornecer pistas para que ele consiga se orientar para a realidade, e para resgatar as suas lembranças vividas.

Sugere-se a realização de atividades que reflitam em significados para os indivíduos portadores da doença de Alzheimer, então é sempre importante inserir atividades, que possam associar às preferências e aspectos culturais que o indivíduo apresentava antes da doença.

Também é importante valorizar a sua história de vida mostrando fotografias de eventos marcantes para o indivíduo (casamento, aniversários, formatura, viagens realizadas entre outros); ouvindo músicas de seus artistas preferidos, apresentando imagens e nomes dos novos membros da família, são exemplos de atividades que irão resgatar a história de vida, gerando uma sensação de pertencimento e de orientação quanto a quem é enquanto indivíduo.

É importante destacar, que o diagnóstico da Doença de Alzheimer, não é sinônimo do final da vida do indivíduo, ele continua sendo quem ele é, deve ser valorizado, porém está em um tratamento de saúde, e precisa ter a sua rotina preenchida com atividades que serão importantes, para mantê-lo o mais tempo possível estabilizado em relação ao quadro da doença, assim como amenizar a sobrecarga emocional e o estresse que os cuidadores vivenciam por causa da evolução da doença.

Questões respondidas por:

Entrevista: Como a estimulação cognitiva atua diante da propensão ao Alzheimer - SUPERA - Ginástica para o Cérebro

Profa. Dra. Thais Bento Lima-Silva, docente do curso de Graduação em Gerontologia da Universidade de São Paulo. Pesquisadora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento da Faculdade de Medicina da USP. Coordenadora do curso de pós-graduação em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social  (FAPSS). Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Alzheimer-ABRAz, e da Diretoria da Associação Brasileira de Gerontologia- ABG.

Entrevista: Como a estimulação cognitiva atua diante da propensão ao Alzheimer - SUPERA - Ginástica para o Cérebro

Eva Bettine, gerontóloga, mestra em Filosofia na modalidade saúde e educação e doutoranda em Ciências, pela USP. Presidente da Associação Brasileira de Gerontologia, membro da ABRAz/SP, pesquisadora em ritmos biológicos, em especial o ciclo vigílio/sono e coordenadora da pós-graduação em gerontologia da FAPSS, docente da universidade da 3ª. idade USP 60+, docente convidada da graduação em gerontologia da USP.

Compartilhar este artigo
  • X
  • LinkedIn
  • Share

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Visualizar os 13 comentários

13 comentários para "Entrevista: Como a estimulação cognitiva atua diante da propensão ao Alzheimer"

Faça um comentário

  • NILDE MARIA PEARCE DE SIQUEIRA MALAQUIAS disse:

    Atualmente a maioria dos idosos formados em universidades nos cursos de magistério e pedagogia depois de aposentados busca algo para ocupar a cabeça. Eu por exemplo busquei ser voluntaria em uma escola de ensino fundamental onde faço treinamento pedagógico oportunidade que tenho de contribuir para a atualização e capacitação dos professores e com essa prática eu também me atualizo.

  • Gostei, preciso sempre orientações, pois tenho 81 anos. Estou bem de saúde,porém me preocupo.Trabalho numa imobiliária.

  • Mercedes de Almeida Nogueira da Silva disse:

    Eu cuido de uma senhora de 85 anos que sofre de Alzheimer, eu tenho 61 anos e me preocupo muito com meu cérebro.Mas minha prioridade é a minha paciente.Gostaria de saber mais sobre essa doença,para ajudá-la melhor.E também para ter mais conhecimento sobre a doença e me prevenir também.Muito obrigada.

  • Maria Betania Dos Santos disse:

    Gostei do conteúdo. Gostaria de saber mais. Pois a minha mãe têm essa doença e todos ao lado dela são impacientes, pois ela dá muito trabalho e quem está convivendo com ela não tem conhecimento da doença. Acho que todos deveriam ter conhecimento para saber lidar com ela.

  • Pedro Jorge Cardoso Pinto disse:

    Como posso trabalhar exercícios físicos com os exercícios cognitivos

  • Maria Elisabete disse:

    Excelente conteúdo. Entrei para pesquisar sobre o assunto pois estou com uma tia com Alzheimer, e assim ver como evitar e ajudá-la e passar assuntos para a Família. E tb buscar formas de evitar adquirir a doença buscando atividades lúdicas.

  • Maria Euridéa de Castro disse:

    Gostaria de saber sobre associação das pessoas com Alzheimer, eventos e atividades

  • meu esposo é portador de demência fã fez todos os exames está sendo tratado com neurologista desde 2020 esquece o presente lembra o passado toma DONILA.10 duas vezes ao dia faz caminhada e vamos dançar aos sábados continuo fazendo reunião com amigos ainda mas atividades caseiras

    s

  • Maria Helena Pinto Brito disse:

    Tem uns 15 dias que comecei a sentir meu cérebro como se estivesse oco. Minha mãe morreu com Alzheimer. E eu herdei tudo da minha mãe. Não tenho medo, porém não quero sofrer.

  • Alexandre Torobay disse:

    Tenho 49 anos, meu Pai tem 91 anos e esta com Alzheimer, isso fez com que eu mudasse as minhas atitudes com meu Pai. O esclarecimento realizado por vocês, fazem com que nós leigos, estudemos cada vez mais o assunto.

    Muito obrigado e Deus abençoe a todos vocês.

  • Christine disse:

    Gostei do artigo,

    1. Maria Candida Rodrigues Campos disse:

      É triste ver a demência se expandindo a ponto de sua mãe não saber seu nome e mesmo o dela. Os dias parecem que não existem e são somente uma corrente contínua em que a pessoa não tem consciência dos elos. Ela tem 98 anos e gostaria de poder interagir mais com ela. Tudo começou há quase vinte anos com um excesso de alegria que considerávamos ser felicidade por ter aumentado sua vida docial através de novas amizades quando mudamos de endereço. Mas não.

    2. Maria Candida Rodrigues Campos disse:

      É triste ver a demência se expandindo a ponto de sua mãe não saber seu nome e mesmo o dela. Os dias parecem que não existem e são somente uma corrente contínua em que a pessoa não tem consciência dos elos. Ela tem 98 anos e gostaria de poder interagir mais com ela. Tudo começou há quase vinte anos com um excesso de alegria que considerávamos ser felicidade por ter aumentado sua vida social através de novas amizades quando mudamos de endereço. Mas não.

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.