10 mitos e verdades sobre a ginástica para o cérebro: Será que você consegue acertar ?

Publicado em: 01/04/2021 Por Assessoria de Imprensa SUPERA

É verdade que no dia da mentira não vai ter desafio SUPERA ? Mito ! Preparamos um material exclusivo em que você poderá testar seus conhecimentos sobre a melhor rede de ginástica para o cérebro da América Latina. Vem com a gente !

Há 15 anos a prática de estimulação cognitiva conquistou milhares de brasileiros através do método desenvolvido com exclusividade pelo SUPERA, presente em mais de 350 unidades pelo Brasil. Com uma metodologia simples, alunos de todas as idades conseguiram realizar seus sonhos e chegar ainda mais longe em diferentes realidades pelo país.

No Dia da Mentira o SUPERA preparou uma lista com mitos e verdades sobre a ginástica para o cérebro. Será mesmo que você sabe tudo sobre o SUPERA? Vamos descobrir!

10 mitos e verdades sobre a ginástica para o cérebro: Será que você consegue acertar ? - SUPERA - Ginástica para o Cérebro

1. A ginástica para o cérebro acontece em uma academia de ginástica. Mito ou verdade?

Essa é fácil, mito ! Nossas unidades são equipadas de ampla estrutura para atender nossos alunos nos formatos presencial e online, mas, nem de longe, são uma academia para malhar o corpo, e o propósito não é este. O exercício para o cérebro ou estimulação cognitiva acontece por meio de estímulos intelectuais, envolvendo novidade, variedade e grau de desafio crescente.

10 mitos e verdades sobre a ginástica para o cérebro: Será que você consegue acertar ? - SUPERA - Ginástica para o Cérebro

2. Ginástica para o cérebro é para todas as idades. Mito ou verdade?

Verdade ! A partir dos 6 anos é possível fazer uso da metodologia SUPERA e não há limite de idade. Por nossas escolas já passaram alunos com mais de 100 anos ! O SUPERA atua no desenvolvimento cognitivo dos alunos das mais diversas faixas etárias.  

Para as crianças, proporciona mais foco, concentração e aquela ajuda extra para assimilaros conteúdos escolares.

Para os adolescentes, o SUPERA contribui na melhora da capacidade de memória e habilidade de disciplina, requisitos essenciais  para quem quer sair na frente na hora dos vestibulares.

Na fase adulta, o SUPERA contribui sobretudo com profissionais que querem melhorar seu desempenho no trabalho ou passar em um concurso público. Já entre os idosos, o SUPERA auxilia no fortalecimento da reserva cognitiva.

3. A ginástica para o cérebro usa somente o ábaco. Mito ou verdade?

Mito! Além do ábaco, instrumento de cálculo milenar, muito utilizado no Japão e demais países orientais para efetuar os cálculos de adição, subtração, multiplicação e divisão, os alunos usam ainda a apostila Abrindo Horizontes com Desafios Lógicos e Jogos, dinâmicas em grupo, neuróbicas, vídeos entre outros recursos.

4. Fortaleço meu cérebro ficando nas redes sociais o dia todo. Mito ou verdade?

Mito ! A tecnologia veio para ficar e nos ajuda muito, sobretudo neste momento de isolamento social. No entanto, não é aconselhável, para idosos e crianças, utilizar recursos tecnológicos como única forma de instrução por um longo período.

Ao priorizar a saúde do cérebro, os recursos tecnológicos e não tecnológicos devem ser usados de forma moderada e na mesma intensidade, pois com a dose certa, tornam-se grandes aliados do cérebro.

10 mitos e verdades sobre a ginástica para o cérebro: Será que você consegue acertar ? - SUPERA - Ginástica para o Cérebro

5. Exercícios conhecidos como neuróbicas ajudam a criar conexões no cérebro. Mito ou verdade?

Verdade ! As atividades neuróbicas são tarefas que estimulam o cérebro a ir além da zona de conforto e estabelecer novas conexões, podem ser praticadas por meio de atividades simples como por exemplo amarrar os cadarços.

A grande dica é evitar situações rotineiras, pois essas colocam o cérebro no piloto automático. O ideal é esforçar-se e encarar novos desafios diariamente, como por exemplo, aprender a tocar um instrumento diferente, estudar, ir ao cinema, fazer amigos, participar de discussões, escrever e fazer ginástica cerebral, são alguns exemplos de atividades que ativam os neurônios e restabelecem as conexões entre eles. A ginástica cerebral vem mostrando resultados tão surpreendentes, que já é considerada tão importante quanto a prática de atividade física para a manutenção da saúde do corpo.

A prática disciplinada de ginástica cerebral estimula a criatividade, produtividade e agilidade, além de retardar o declínio das capacidades do cérebro na terceira idade.

Confira alguns exercícios que você pode fazer ainda hoje:

• Ande pela casa de trás para frente;

• Vista-se de olhos fechados;

• Tome banho no escuro;

• Veja fotos de cabeça para baixo e tente observar cada detalhe;

• Veja as horas num espelho; use o relógio de pulso no braço direito (ou no braço esquerdo, se for canhoto);

• Decore uma palavra nova de outro idioma por dia;

• Monte um quebra-cabeça e tente encaixar as peças corretas o mais rapidamente que conseguir, cronometrando o tempo;

• Experimente memorizar aquilo que precisa comprar no supermercado ao invés de elaborar uma lista;

• Ouça as notícias na rádio ou na televisão quando acordar. Durante o dia, escreva os pontos principais de que se lembrar;

• Ao ler uma palavra, pense em outras cinco que começam com a mesma letra;

• Escove os dentes ou escreva em uma folha de papel com a mão contrária da de costume.

É possível ainda fortalecer seu cérebro em nossas redes sociais (@metodosupera) com  diversos desafios para tirar o seu cérebro da zona de conforto.

10 mitos e verdades sobre a ginástica para o cérebro: Será que você consegue acertar ? - SUPERA - Ginástica para o Cérebro

6.Cérebros de pessoas idosas não podem ser beneficiados com estes exercícios. Mito ou verdade?

Mito ! Milhares de idosos em todo Brasil encontraram no SUPERA uma forma de estimular a mente e fortalecer as reservas cognitivas.

Este é o público que mais procura o SUPERA Nos idosos, a estimulação cognitiva tem como objetivo superar os déficits cognitivos e as limitações emocionais, ambientais e sociais, proporcionando melhora na qualidade de vida, incluindo melhor interação social.

7. O desempenho do cérebro melhora significativamente com estímulos que envolvem novidade, variedade e grau de desafio crescente. Mito ou verdade?

Verdade ! O conceito de neuroaprendizagem aplicado dentro das salas de aula do SUPERA, se refere ao estudo das bases neurobiológicas que fazem parte do aprendizado e da cognição.

Por isso, o SUPERA trabalha com três conceitos básicos norteadores da prática de ginástica cerebral: novidade, variedade e desafio crescente.

O treino cerebral faz com que nossas funções executivas sejam intensificadas e garante diversos benefícios às habilidades cognitivas e emocionais, como atenção, memória, autocontrole, disciplina e criatividade.

10 mitos e verdades sobre a ginástica para o cérebro: Será que você consegue acertar ? - SUPERA - Ginástica para o Cérebro

8. A ginástica para o cérebro não tem comprovação científica. Mito ou verdade?

Mito ! A ginástica para o cérebro, ou estimulação cognitiva, é baseada em dois conceitos importantes: a neuroplasticidade e a metacognição. A neuroplasticidade refere-se à capacidade do cérebro de se transformar frente aos estímulos adequados.

Acreditou-se por muito tempo que o desempenho cerebral diminuía conforme a idade. Felizmente, pesquisas recentes vêm demonstrando que, com novos aprendizados, nosso cérebro nunca para de mudar.

Já a metacognição diz respeito à consciência dos próprios processos cognitivos, ou seja, a eficácia na aprendizagem depende da nossa capacidade de automonitoramento de todos os processos executados ao realizar determinada tarefa, para que, no caso de não produzirem o resultado esperado, possa ser alterada a maneira de realizá-la.

A metacognição interfere diretamente na motivação, pois ao ter consciência dos próprios processos cognitivos, o aluno adquire responsabilidade sob seu desempenho e conquista confiança em suas próprias capacidades.

9.A ginástica para o cérebro pode me ajudar a passar no vestibular. Mito ou verdade?

Verdade ! Hoje, mais do que nunca, milhares de jovens enfrentam o desafio de alcançarem seus objetivos em meio a infinitos estímulos causados principalmente pela facilidade aos meios tecnológicos.

Com a ajuda do SUPERA é possível ampliar técnicas para aumentar a memória, concentração e atenção, garantindo assim uma ajuda extra para conseguir a tão sonhada aprovação em um curso superior.

10 mitos e verdades sobre a ginástica para o cérebro: Será que você consegue acertar ? - SUPERA - Ginástica para o Cérebro

10. A ginástica para o cérebro só acontece presencialmente. Mito ou verdade?

Mito ! Em todas as mais de 350 unidades do SUPERA, o Método continua acontecendo mesmo online.

Em algumas unidades as aulas acontecem no sistema híbrido — online e presencial —, variando de acordo com os decretos sanitários locais.

Compartilhar este artigo
  • LinkedIn
  • Share

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Visualizar os 20 comentários

20 comentários para "10 mitos e verdades sobre a ginástica para o cérebro: Será que você consegue acertar ?"

Faça um comentário

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.