Criatividade e inovação sob o olhar da neurociência

Publicado em: 03/09/2014 | Última modificação em 08/09/2016 Por Assessoria de Imprensa SUPERA

 

Criatividade e inovação: tire o cérebro da zona de conforto

neurociência

Neurocientista e consultora do SUPERA, Carla Tieppo

Criatividade e inovação: de todas as capacidades humanas aquela que mais nos diferencia dos outros animais é nossa capacidade criativa. É por causa de nossa criatividade que descobrimos formas de fazer algo diferente e mais eficientemente todos os dias.

Mas por que algumas pessoas parecem mais criativas que outras? Isso é ainda um mistério para a ciência.

Fatores fundamentais para estimular a criatividade

  • Primeiro, nosso estado emocional. Precisamos nos sentir confiantes e motivados e essa confiança vem de bons resultados que atingimos, sendo assim, precisamos nos permitir tentar para acertar ou errar.
  • Não podemos nos sentir ameaçados. Um ambiente ameaçador ativa áreas no nosso cérebro que vão ativar comportamentos de preservação e nestas situações é muito mais fácil usarmos estratégias antigas do que criar novas soluções.
  •  O medo de perder o emprego ou repetir de ano são inimigos da nossa criatividade. Se quisermos mesmo ser criativos, precisamos dar tranquilidade ao nosso cérebro para que ele possa criar.
  • A nossa motivação está diretamente relacionada com o quanto gostamos do que estamos fazendo e das recompensas que conseguimos quando atingimos nossos objetivos. Estas recompensas vão desde elogios até melhores salários. Mas nós mesmos podemos melhorar nossas recompensas se estivermos atentos e valorizarmos nossos esforços e resultados.

    criatividade e inovação

    Para neurocientista, criatividade e inovação podem ser estimuladas

Além dessas questões emocionais, a criatividade também é muito maior em situações em que temos grande experiência, conhecimento e temos coisas novas na cabeça para estimular novos pensamentos. Assim, estudar sobre diferentes assuntos e treinar a agilidade mental pode ajudar muito a fazer novas conexões.

2014Supera e você na Disney

Viver situações diferentes com pessoas que pensam, agem e conhecem coisas diferentes de você pode ser muito bom para a sua criatividade. Porque um resultado inovador e criativo vem de novas conexões que seu cérebro faz entre coisas que antes não estavam conectadas daquela forma.

Ser criativo é ter pensamentos ágeis, ser curioso e motivado e ter a cabeça tranquila.

 

Compartilhar este artigo
  • X
  • LinkedIn
  • Share

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Criatividade e inovação sob o olhar da neurociência"

Faça um comentário

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.