Como ser mais criativo?

Publicado em: 18/11/2022 Por Assessoria de Imprensa SUPERA

Para ser mais criativo é preciso dar cérebro os estímulos certos que criam ideias inéditas e respeitam o conceito de inovação, entenda.

No dia 17 de novembro foi celebrado o Dia da Criatividade, uma palavra que tem muita importância no dia de hoje, seja na vida pessoal ou na profissional.

A criatividade é uma qualidade de quem tem ideias originais ou possui a capacidade de sempre criar, mas não é um dom, e sim uma competência que pode ser desenvolvida por quem não tem e aperfeiçoada por quem já se mostra criativo.

ser mais criativo

Muitas vezes, a criatividade pode ser confundida com a palavra inovação, algo equivocado quando é entendido desta forma, pois, apesar de serem conceitos complementares entre si, não se pode usá-los como sinônimos.

A criatividade é a capacidade de produzir novas e inéditas ideias, já o conceito de inovação se refere à concretização dessas ideias.

Portanto, a criatividade é uma habilidade, que nossa mente é capaz de criar de acordo com determinadas situações e estímulos, podendo ser canalizada ou não para uma ação.

ser mais criativo

Por outro lado, a inovação já está relacionada à ação porque é quando a ideia é colocada em prática e passa a impactar a vida das pessoas.

Logo, o que podemos dizer é que a criatividade é o primeiro passo para a inovação.

O mercado de trabalho tem cada vez mais a vontade de ter profissionais criativos porque empresas estão buscando atualmente, pessoas que sejam capazes de trazer e propor soluções originais, encontrando formas criativas e inovadoras de resolver as questões diárias que envolvem o mercado.

Por isso, é muito comum algumas empresas contratarem candidatos que mostram suas capacidades criativas e de adequação aos mais diversos cenários, além de um bom currículo.

como ser mais criativo

Isso acontece porque cada vez mais as organizações estão percebendo que equipes criativas tendem a desenvolver constantemente novas ideias, aumentando as chances de sucesso da empresa, além de deixar o local de trabalho mais produtivo e agradável, com profissionais mais engajados.

Se a criatividade é uma habilidade que pode ser alcançada, como fazer para estimulá-la?

Apesar de se manifestar de diferentes formas, existem algumas atividades que comprovadamente funcionam para estimular o pensamento criativo.

ser mais criativo

Confira algumas dicas:

  • Mexa o corpo: Pesquisas mostram que a prática de exercícios físicos ajuda a sair do pensamento dominante do cérebro esquerdo e adotar uma mentalidade mais criativa.
  • Use a sua imaginação: Uma forma de liberar a criatividade é reservar um tempo todos os dias para desenhar, escrever, ler, criar narrativas.
  • Dê um tempo a sua mente: Faça uma pausa e dê um descanso para sua cabeça se recuperar e abrir caminhos para novas ideias. Fazer uma pausa e ter um momento de tédio pode ajudar a relaxar e fazer pensar com mais clareza.
  • Saia da sua zona de conforto: Faça cursos ou estude assuntos que não tenham a ver com sua área profissional, mas que seja algo que você já pensou em fazer. Sair da sua zona de conforto ser transformador para sua criatividade, ajudando a criar novas ideias.

Ser criativo é uma construção que precisa ser desenvolvida todos os dias cada vez mais e que está ao alcance de todos!

Compartilhar este artigo
  • X
  • LinkedIn
  • Share

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Visualizar o comentário

1 comentário para "Como ser mais criativo?"

Faça um comentário

  • Maria da Penhs disse:

    Adorei a matéria sobre criatividade. Tenho 83 anos e já não necessito de criatividade no trabalho, porém meu dia a dia é cheio de criatividade. Pinto imãs de geladeira, pedras, faço bonequinhos e vasinhos de rolhas de vinho, bonecos de caixas de ovos, escrevo, enfim nunca tenho depressão, estou sempre procurando criar algo diferente. Para mim foi ótimo frequentar as aulas do Supera, estou sempre aprendendo algo novo.Att maria da Penha

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.