Como funciona um curso de ginástica cerebral

Publicado em: 11/12/2015 por: Assessoria de Imprensa SUPERA

alunos_supera_resende (3)Você, como a grande maioria das pessoas, deve estar se dedicando aos cuidados com o corpo, fazendo atividade física em academia para malhar os músculos. Muito bem! Agora, o segundo passo é você começar a cuidar também da performance do seu cérebro. Falhas de memória, lentidão de raciocínio, produtividade em baixa são os sintomas cada vez mais frequentes de quem estuda e trabalha muito.

Então você deve estar pensando: mas, poxa, além de ter malhar o corpo eu ainda tenho que fazer ginástica para o cérebro? Calma… é simples. Exercitar neurônios é bem mais fácil, e os resultados aparecem em poucos meses. É claro que isso depende da sua dedicação, mas os exercícios são divertidos e estimulantes.

Em três ou seis meses, você vai ficar bom de memória, vai se concentrar com mais facilidade e raciocinar mais rápido. Com tudo isso, você vai se sentir mais disposto, esperto e até inteligente. Então vamos lá?
Como funciona uma academia de ginástica cerebral?

Ábaco – Os halteres dão lugar ao ábaco, instrumento oriental de cálculo que exercita foco, atenção sustentada e raciocínio lógico.

Neuróbicas – As atividades aeróbicas são chamadas de neuróbicas (aeróbicas dos neurônios). As neuróbicas são atividades que tiram seu cérebro da zona de conforto, criando e fortalecendo conexões do cérebro.

Se você quer experimentar, existem algumas neuróbicas que você pode fazer em casa, como escovar os dentes com a mão não dominante, andar de costas, mudar o relógio de pulso, fazer um novo trajeto para o trabalho… Tudo isso pode ser – além de saudável! – muito divertido, e estimular seus neurônios. A medida que os neurônios se ativam e criam novas conexões, o cérebro melhora seu desempenho em todos os tipos de atividade.

Jogos – A ginástica para o cérebro, em academias especializadas, inclui jogos de tabuleiro e jogos virtuais, que desenvolvem habilidades cognitivas e socioemocionais.

Desafios – Na academia para o cérebro SUPERA, existem apostilas com exercícios desafiadores, entre eles palavras cruzadas complexas, diversos n´vieis de sudoku e charadas que stimulam o raciocínio.

Nestas academias, os professores são capacitados para incentivar os alunos a vencerem seus próprios limites, forçando o cérebro no ritmo de cada um e de forma lúdica.

A dinâmica de aula, sobretudo nos momentos de jogos, exercitam também habilidades importantes para a vida, como trabalho em equipe, paciência, determinação, resiliência e autoestima.

O cérebro é um dos órgãos mais importantes e essenciais para a sobrevivência. Sem ele não teríamos a capacidade de raciocinar, pensar e ter sentimentos. Além disso, o funcionamento do corpo também depende do cérebro.

Estudos científicos para ficar mais inteligente

De acordo com a neurociência, podemos estimular o cérebro para aumentar nossa reserva cognitiva, deixando o cérebro mais ágil para realizar atividades rotineiras, resolver problemas e ser mais criativo.

Estudos também já mostraram que estas atividades também podem retardar o surgimento de doenças degenerativas como o Alzheimer, mal que afeta hoje mais de 1,3 milhão de pessoas no Brasil.

“Graças à neuroplasticidade – capacidade do cérebro em se modificar e criar novas conexões neurais -, a ginástica cerebral mantém as funções do cérebro, sem os efeitos colaterais dos remédios”, explica Geomacel Carvalho, especialista em ginástica cerebral do SUPERA.

“Para ter uma vida saudável, não se pode deixar o cérebro nem o corpo de lado. É preciso praticar atividades físicas regularmente, dormir bem, beber muita água, ter uma alimentação balanceada e não se esquecer do órgão mais importante do nosso corpo. Exercitá-lo com desafios na medida certa é o grande segredo para a longevidade”, completa o especialista.

Assim como uma academia para o corpo, a academia para o cérebro é relaxante e divertida. No começo, todo mundo reclama que não quer fazer, mas quando vira hábito, ninguém quer mais parar.

Supera e você na Disney

Assessoria de Imprensa SUPERA

Supera - Ginástica Cerebral, Pratique! Curso para todas as idades

Mantenha-se atualizado. Assine nossa Newsletter



Posts Relacionados