Cérebro pode também passar por ginástica e ativar raciocínio
Exercícios lúdicos e jogos de lógica matemática compõem nova técnica
Isabel Freitas
Pessoas com dificuldade de concentração, de relacionamento pessoal,com falta de coordenação motora, raciocínio lógico e baixa auto-estimapodem estar sofrendo de um mesmo mal: cérebro preguiçoso. Estudoscomprovam que a chamada zona de conforto cerebral é responsável peladeficiência de milhares de crianças, jovens, adultos e idosos que, naera dos computadores, têm preguiça de pensar e resolver problemas, queantes eram facilmente solucionados usando apenas o cérebro.
A ginástica cerebral proporciona maior agilidade mental e melhora odesempenho na escola, no trabalho, e aumenta a velocidade de raciocíniopor meio de exercícios lúdicos, jogos de lógica matemática e dinâmicasde grupo.
O fundador desse método é o engenheiro aeronáutico Antônio CarlosPerpétuo, que procurou maneiras de resolver o problema do próprio filhoe acabou montando a primeira escola com o objetivo de colocar o cérebropara funcionar.
– Tudo começou com uma dificuldade doméstica, pois meu filho tinhaproblemas de concentração. Procurei terapias, métodos como estudar emambientes fechados, mas um dos mais eficientes foi o ábaco, umaferramenta oriental, que ainda é muito usada. Mesmo depois de encontrareste método, continuei pesquisando e buscando alternativas paraaperfeiçoar a rapidez de raciocínio, o que acabou dando origem aoMétodo Supera – explicou.
Ele afirmou que os resultados positivos são comprovados, já que oJapão adota esse tipo de técnica há 200 anos e a China há 500 e atéhoje não são ultrapassados.
– Para montar a escola, procurei professores e pedagogos para testara eficácia dos métodos e os resultados são impressionantes. Em seismeses as pessoas se sentem mais seguras e com facilidade de resolverproblemas que antes eram impossíveis para elas – contou o engenheiro.
A escola, que já tem 15 unidades em todo o Brasil, inaugurou ontem aprimeira franquia em Brasília e já começa as atividades nestasegunda-feira. Vinte pessoas já estão matriculadas, mas a capacidade épara atender 600 alunos.
Agilidade mental
Antônio Carlos Perpétuo destacou que o ábaco é um dos maiscomplicados e tem o objetivo de desenvolver a concentração por meio decálculos de adição, subtração, multiplicação e divisão. O instrumentotem dez bastões e cada um contém dez bolas móveis, que podem sermovidas para cima e para baixo. O exercício é capaz de proporcionar umamaior velocidade de pensamento, habilidade motora, além daperseverança, pois o aluno sempre tenta ultrapassar os limites.
– O aluno tem que primeiro conhecer o funcionamento do ábaco paradepois começar a fazer os exercícios. Com a prática, a pessoa é capazde pensar mais rápido e até de fazer cálculos mentalmente –complementou.
O engenheiro assegurou que o lado direito do cérebro, responsávelpela manifestação do lado mais criativo e intuitivo das pessoas, tambémé trabalhado.
O outro método desenvolvido pela escola é o abrindo horizontes queestimula os alunos a procurarem soluções inteligentes utilizando oraciocínio lógico.
Ele adiantou que são usados mais de 60 jogos didáticos, como sudoku,cubo mágico e torre de hanoi. Todos passaram por avaliações pedagógicaspara garantir a eficácia.
– Durante as aulas nós estimulamos também o cérebro a sair da rotinacom a neuróbica. Mudamos os hábitos dos alunos para aumentar avelocidade de raciocínio – garantiu.
O último método usado são as dinâmicas de grupo, que desenvolvem acapacidade de liderança, expressão, segurança, auto-estima erelacionamento interpessoal.
Público das aulas
O engenheiro informou que já são mais de dois mil os alunos nas 15escolas espalhadas pelo Brasil que adotam o sistema. Suas idades variamde cinco a 95 anos.
– Os objetivos são diferentes para os alunos. As crianças, porexemplo, têm muita facilidade de aprender e a idéia é melhorar odesempenho escolar. Os jovens querem passar no vestibular e buscamraciocínio lógico. Os adultos buscam uma melhora no desempenhoprofissional e os idosos procuram as aulas para manter o cérebro vivo,ativo – argumentou.
Antônio Carlos Perpétuo disse que as aulas ocorrem uma vez porsemana, durante duas horas, e que uma vez por mês ocorrem as atividadesbaseadas na dinâmica de grupo.
– Nós não trabalhamos conteúdos, mas ensinamos as pessoas a pensar,a ultrapassar os limites. As aulas são lecionadas de forma individual ecada um segue seu ritmo. Não existe pressão, pois alguns têm maiorcapacidade de aprender que outros – explicou.
O proprietário da escola afirmou ainda que com seis meses já épossível perceber a melhora nos alunos, e que o ideal é frequentar ocurso durante um ano.
– Distribuímos apostilas com exercícios e a evolução ocorre de formaindividual. Muitas vezes o aluno passa um ano em uma apostila, e outrosavançam mais rápido.
Gerson de Mendonça é o dono da escola ontem aberta em Brasília e adiantou que o método tem eficiência comprovada.
– Meu filho de 10 anos estava enfrentando dificuldades de concentrarnas provas e buscando métodos para solucionar este problemas,encontramos o Supera. Como o resultado nele foi muito rápido, acreditoque a aceitação na capital será muito grande – comentou.
Ele ressaltou que o curso já está sendo bem procurado e que amaioria dos alunos são adultos em busca de mais concentração parapassar em concursos públicos.
– Qualquer pessoa pode fazer o curso, pois as aulas não são voltadasapenas para aqueles que têm dificuldade, mas também para as pessoas quequerem se aperfeiçoar – argumentou.
Fonte: Jornal do Brasil
Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)
SUPERA PRESENCIAL
O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.
SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva
Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.
Franquia SUPERAEmpreenda em Educação
Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.
Nenhum comentário para "Cérebro pode também passar por ginástica e ativar raciocínio"