Cabecear bola causa lesões no cérebro

Publicado em: 09/04/2014 Por Assessoria de Imprensa SUPERA

Cabecear bola causa lesoes no cerebro

Uma bela jogada seguida de um gol de cabeça. Torcedores e amantes do futebol vibram durante a partida. Porém, cientistas descobrem que cabecear a bola pode trazer danos cognitivos.

2014Supera e você na Disney

Realizado na Universidade de Yshiva, em Nova York, os testes foram aplicados em 37 jogadores amadores, com idade entre 21 e 44 anos, dividida entre dois grupos, os que cabeceavam mais e os que cabeceavam menos.

Os cientistas compararam neuroimagens desses jogadores e observaram que o cérebro daqueles que diziam cabecear com mais frequência apresentava alterações microestruturais na substância branca, visualizada também em pacientes com lesão cerebral traumática.

Além disso, estes jogadores apresentaram nota inferior em relação aos que cabeceavam menos em testes cognitivos. De acordo com os pesquisadores, essas microlesões podem se acumular com o tempo e causar danos a longo prazo.

As consequências ainda são desconhecidas pelos estudiosos, mas foi estipulado que a partir de 1 800 cabeceadas é possível perceber os efeitos negativos na memória.

Porém, sabemos que é impossível evitar este tipo de jogada em uma partida de futebol. Portanto, uma alternativa que pode amenizar estes efeitos é a prática dos exercícios para o cérebro.

Mentes ágeis, lógicas e focadas transformam a performance dos jogadores. A habilidade de raciocinar rapidamente e com criatividade é aprimorada com os exercícios para o cérebro.

Por estas e outras razões, os exercícios para o cérebro são cada vez mais procurados por jogadores de vôlei, futebol, nadadores e lutadores, que buscam na ginástica cerebral, desenvolver as habilidades fundamentais para cada esporte.

 

 

Compartilhar este artigo
  • X
  • LinkedIn
  • Share

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Cabecear bola causa lesões no cérebro"

Faça um comentário

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.