SUPERA – Ginástica para o Cérebro

Turbine os estudos com brain food

Um dos fatores relacionados ao bom desempenho durante os estudos é uma alimentação saudável. A escolha inadequada de alimentos frequentemente é desconsiderada na avaliação e orientação dos estudantes de todas as faixas etárias.

Turbine os estudos com brain food - SUPERA - Ginástica para o Cérebro
Você sabia que os alimentos para o cérebro, conhecidos como brain food, podem ajudar a melhorar os estudos? Saiba mais na coluna de Silvia Calil.

Para isso, é necessário que sejam feitas escolhas adequadas na montagem do seu cardápio diário. Uma delas é a inclusão dos alimentos conhecidos como Brain Foods, que fazem parte da dieta MIND. Para quem não conhece, este padrão dietético visa o consumo de alimentos que preservem a nossa cognição e memória. Seu objetivo principal é oferecer alimentos com substâncias neuroprotetoras e antioxidantes.

Mas aí vem a dúvida… o que devo colocar no meu cardápio? Esta dieta prioriza alguns alimentos como peixes, vegetais de folhas escuras, oleaginosas, azeite de boa qualidade; dentre outros. Uma ingestão hídrica adequada e a prática de exercícios físicos diários também fazem parte das orientações a serem seguidas.

Um outro alimento a ser incluído é a amora (ou os berries), pois são frutas que contém nutrientes potentes em termos de proteção ao cérebro. Morango também é uma boa opção.

Queijos amarelos, frituras e fast foods não devem ser consumidos mais que uma vez na semana. A manteiga ou a margarina devem ser utilizadas apenas em pequena quantidade.

Não esqueça de que associada com a dieta, deve ocorrer a prática de atividades de estimulação do cérebro. Leituras e atividades de memorização são interessantes para auxiliar no seu desempenho durante os estudos.

Silvia Calil, nutricionista com especialização em alimentos para o cérebro e colunista do Método SUPERA.
Sair da versão mobile