Aumento da ansiedade causa estresse em jovens
O aumento da ansiedade causa os efeitos do estresse em momentos importantes dos jovens. Veja os principais efeitos e como evitar o estresse.

Todo jovem, principalmente aquele que trabalha e estuda ou está em fase pré-vestibular, já passou por algum período de ansiedade ou estresse. A quantidade de coisas para fazer pode gerar uma frustração e, na pior das hipóteses, atrapalhar a execução das tarefas diárias.
Quer saber como evitar o estresse e ter uma rotina saudável? Exercício cerebral, atividades físicas e alimentação balanceada estão entre as maneiras de acalmar os nervos.
Separamos dicas para que você consiga dar conta de todas as suas atividades de forma produtiva e ainda ser uma pessoa calma!
O estresse e seus tipos
Segundo a Associação Americana de Psicologia, existem três tipos de estresse: o agudo, agudo episódico e o estresse crônico. As causas e as formas de manifestação é que diferenciam os gêneros existentes.

No caso do estresse agudo, um fato ou um momento causam instabilidade de humor, apreensão, insegurança e ansiedade. Outros sintomas também podem aparecer, como dor nas costas, na cabeça, dores musculares e até mesmo mãos suando, aumento na pressão e diarreia.
Por sua vez, o estresse agudo episódico traz sintomas mais prolongados e graves, como enxaquecas, hipertensão, dor no peito, doenças cardíacas e as sensações mencionadas anteriormente.
Por fim, o estresse crônico ocorre quando uma pessoa fica estressada de maneira contínua, com poucos momentos de descontração. Neste caso, os sintomas não vão embora e ainda podem evoluir para uma depressão.
Quando o estresse está crônico, a pessoa sente cansaço, esgotamento, não consegue desligar a mente para relaxar, fica triste, não sente prazer em fazer coisas que gosta, tem dificuldades para dormir e começa a ter pensamentos negativos, relacionados ao fracasso.
A rotina estressante dos jovens
Engana-se quem pensa que o estresse é sentido apenas por adultos, que estão trabalhando em uma função que exige muitas responsabilidades. Desde cedo os jovens já começam a passar por situações que geram estresse.
E não é só trabalhar e estudar que pode deixar os jovens mais estressados. Problemas familiares, conflitos sociais, falta de dinheiro, preocupação com o futuro, relacionamentos amorosos e a própria rotina no trânsito ou transporte público pode desencadear o estresse.
Segundo a cardiologista do HCor, Dra. Ieda Maria Liguori, estes fatores podem causar problemas muito maiores do que os sintomas do estresse. Há o risco do desenvolvimento de doenças do coração, como aumento da pressão arterial, taquicardia e coronariopatia.
O jovem que passa por diversas situações de estresse também pode perder a capacidade de concentração, ter problemas de memória, irritabilidade, perder ou ganhar peso de forma exagerada, o que pode aumentar ainda mais a ansiedade e tornar-se um ciclo vicioso.
Como lidar com o estresse
Para quebrar o ciclo do estresse e evitar que as consequências de ficar estressado tornem-se mais um motivo para se sentir ansioso, existem algumas atitudes simples que você pode tomar.
Para obter bons resultados no trabalho e nos estudos, por exemplo, é recomendada a prática da ginástica cerebral. Com atividades estimulantes e divertidas, é possível evitar o estresse e ainda manter a mente ativa para garantir produtividade e boa memória.
O Método Supera é uma rede de escolas que oferece o curso de ginástica para o cérebro, que além de mandar o estresse para longe, aumenta a criatividade, a concentração, a capacidade de raciocínio lógico, a autoestima e até mesmo a coordenação motora.
Aliar o método a atividades físicas e alimentação saudável é a chave para uma vida sem estresse e com muito sucesso, no trabalho, nos estudos e nas relações sociais!
Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)
2 comentários para "Aumento da ansiedade causa estresse em jovens"
Faça um comentário
Posts Relacionados
Supera reúne mais de 750 pessoas para discutir prevenção da Doença de Alzheimer
Supera leva presidente da SBGG à Walking the Talk for Dementia, na Espanha
Do Supera para o Espaço: Nicolinha ganha asteroide com seu nome
Supera no Canadá: Estudo é apresentado no maior evento internacional sobre Alzheimer
Supera PRESENCIAL
O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.
Supera para escolas Método de estimulação cognitiva
Exclusivo para Instituições de Ensino. O Supera é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.
Franquia SuperaEmpreenda em Educação
Criado em 2006, o Supera é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 250 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.
Eu Gostei muito e vou tentar fazer isso tudo que o texto falou para melhorar o estresse.Pq eu tenho muito estresse todo dia
nos últimos tempos o número de adolescentes e jovens adultos, com ansiedade vem aumentando muito na pandemia e logo após ela, os jovens dessa geração e das futuras, devemos combater esse grande mal da atualidade, com campanhas para os jovens de conscientização, mudar os hábitos de vida e adotar novos hábitos saudáveis, praticar atividade física, e uma coisa muito importante estarem sempre conectados com Deus, fazerem e traçarem metas de vida saudáveis para estarem bem consigo mesmo e isso não afetar as próximas gerações.