GINÁSTICA CEREBRAL
O cérebro está no foco das pesquisas científicas
Os Estados Unidos e a Europa, sempre à frente nos estudos científicos, vão investir bilhões de dólares para desvendar os mistérios do cérebro humano na próxima década, a exemplo do que aconteceu com o DNA. As pesquisas poderão ajudar o homem a identificar doenças mentais para buscar novos tratamentos.
Graças aos avanços da tecnologia e à persistência dos pesquisadores, será possível mapear o cérebro, assim como aconteceu com o sequenciamento do genoma, que identificou todos os genes do DNA em 2003.
Na edição de março de 2013, a Revista Veja trouxe uma reportagem completa sobre os ganhos que podemos ter com os avanços destes estudos. Entre eles, a possibilidade de desenvolver exercícios capazes de “moldar” o conectoma de modo a dar o cérebro capacidades nunca antes vislumbradas.
Se a ginástica cerebral hoje já consegue resultados impressionantes, imagine o que poderemos fazer com estas descobertas. O conectoma é o conjunto das ligações entre os neurônios, uma rede complexa composta por 100 bilhões de neurônios, cada um ligado aos outros por até 100 mil sinapses. O trabalho é grande: este mapa deve ocupar 1 trilhão de gigabytes de memória no computador, contra 3 gigabytes do genoma…
Mas o que pode facilitar esta tarefa é o fato de os conectomas não serem um emaranhado caótico, como se pensava há alguns anos. “Sua complexidade extrema obedece a um desenho altamente lógico e decifrável”, escreveu a Veja. E é nesta rede chamada conectoma que estão armazenados nossos pensamentos e nossas emoções.
Atualmente, o mapeamento da estrutura e das funções do cérebro já nos permitem localizar com mais exatidão as áreas relacionadas à doenças psiquiátricas. Ainda segundo a reportagem, quando os cientistas tiverem acesso ao conectoma decodificado, eles poderão visualizar a doença mental e tratá-la corrigindo as alterações que ela provoca no cérebro.
Estes estudos vão aperfeiçoar os diagnósticos de doenças neurológicas, abrindo as portas para a descoberta de novos tratamentos. Assim, o cérebro está começando a ser tratado com atenção merecida, afinal ele tem participação em tudo o que fazemos na vida.
Ginástica cerebral
Para o Supera ginástica para o cérebro, o melhor desta notícia é que poderemos desenvolver exercícios ainda mais eficazes, não apenas para corrigir falhas do cérebro, mas para melhorar o desempenho cognitivo.
Assim como o coração, o cérebro precisa de cuidados e de exercícios para desempenhar suas funções em alta performance. A ginástica cerebral hoje já garante melhoras significativas de habilidades como atenção, concentração e memória.
Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)
Posts Relacionados
SUPERA PRESENCIAL
O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.
SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva
Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.
Franquia SUPERAEmpreenda em Educação
Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.
Nenhum comentário para "GINÁSTICA CEREBRAL
O cérebro está no foco das pesquisas científicas"