Aprenda mais rápido fazendo exercícios físicos

Publicado em: 31/03/2016 | Última modificação em 13/09/2019 Por Assessoria de Imprensa SUPERA

ginástica cerebralO exercício físico é conhecido por promover diversas alterações no corpo e no cérebro, incluindo benefícios cardiorrespiratórios, aumento da densidade mineral óssea e diminuição do risco de doenças crônico-degenerativas.

Recentemente, outro aspecto ganha notoriedade: a melhoria na função cognitiva. Estudos científicos mostram que o exercício físico melhora e protege a função cerebral, sugerindo que pessoas fisicamente ativas apresentem menor risco de serem acometidas por doenças neurodegenerativas.

2016Supera e você na Disney

A atividade física pode melhorar, inclusive, o processo de aprendizagem. De acordo com a mestranda em Processos Cognitivos pela Universidade de Validolid, Espanha e Diretora Pedagógica Nacional do SUPERA, Solange Jacob, estudos científicos comprovam os benefícios da atividade física.

“Uma pesquisa realizada em laboratório com roedores mostrou que o exercício aeróbico (que fornece oxigênio aos músculos) pode aumentar o número de novas células no hipocampo, área do cérebro importante para aprendizagem e memória.

Outra pesquisa, realizada em 1999 pelo pesquisador Fabre, comparou diretamente o treinamento cognitivo à ginástica do corpo.

O experimento distribuiu aleatoriamente quatro grupos de pessoas: um deles sendo de treinamento aeróbio (caminhada ou corrida por 2 horas semanais para dois meses), um grupo de treinamento de memória (uma sessão de 90 minutos por semana durante dois meses), o terceiro grupo era de treinamento aeróbio e mental e um grupo de controle (sem formação)”, diz Solange.

“Os resultados mostraram que, em comparação ao grupo de controle, o desempenho da memória dos três primeiros grupos aumentou, enquanto combinado mostrou uma melhora cognitiva relevante em comparação aos outros dois grupos de treinamento.

Isto sugere que os efeitos de treino cognitivo, ou ginástica cerebral, somados aos de condicionamento físico podem ser aditivos e melhorar o desempenho cerebral e, consequentemente, o desempenho em inúmeras atividades”, completa.

Os efeitos do exercício físico sobre o desempenho se destacam, em particular, nas tarefas que envolvem componentes de controle executivo, isto é, tarefas que requerem planejamento, memória operacional, capacidade de multitarefa e atenção.

O que é ginástica cerebral

A ginástica cerebral é uma atividade para a vida toda. Além da melhora das habilidades cognitivas como memória, raciocínio lógico e foco, a estimulação cognitiva promove também o interesse pelo novo e pelo desafio.

O SUPERA é um curso fortemente recomendado por muitos profissionais como ferramenta capaz de estimular o cérebro e ampliar suas capacidades de pensar e agir.

Por Bárbara Rocha

Compartilhar este artigo
  • LinkedIn
  • Share

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Aprenda mais rápido fazendo exercícios físicos"

Faça um comentário

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.