A saúde do seu cérebro

Publicado em: 19/11/2014 por: Barbara

A saude do seu cerebro SUPERA Sao Jose do Rio PretoNunca se falou tanto sobre o cérebro como no ano de 2014. Após ter sido tema de uma longa série chamada Cérebro, Máquina de Aprender na Rede Globo, este órgão importantíssimo do corpo humano foi capa da Revista Isto É, na reportagem Como vai a saúde do seu cérebro?, publicada em 19 de novembro.

A matéria fala sobre os serviços de check-up e testes desenvolvidos por neurologistas e pesquisadores do mundo todo, destinados a proteger a saúde cerebral e preservar as funções cognitivas como a memória, a atenção, a capacidade de se concentrar e o tempo de reação.

Estas são exatamente as habilidades aprimoradas com o curso de ginástica cerebral da empresa SUPERA, que hoje possui 100 escolas em operação no Brasil. Com uma metodologia exclusiva, o curso utiliza ábaco, jogos de tabuleiro, apostilas, dinâmicas de grupo e jogos online, para estimular e fortalecer conexões neurais e melhorar o desempenho do cérebro.

Supera e você na Disney

Na matéria da Isto É, a jornalista Mônica Tarantino cita David Darby, diretor do Instituto Florey de Neurociências e Saúde Mental da Universidade de Melbourne. Darby é referência mundial no estudo do impacto das mudanças neurológicas no comportamento e um pioneiro no desenvolvimento dos jogos computadorizados para avaliar funções cerebrais.

E não são apenas os cientistas da Austrália que estão investigando o assunto. Há iniciativas em universidades na Europa, nos EUA e no Brasil.

“Está provado que o cérebro pode ser configurado a partir de suas reservas cognitivas. É nesta fronteira da ciência que estamos trabalhando”, afirmou à reportagem o neurologista Jorge Pagura, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

As pesquisas atendem principalmente ao público da terceira idade, preocupado com doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. Entretanto, é curioso que centros de treinamento cerebral e testes de avaliação neurocognitiva vêm sendo muito procurados por uma população mais jovem interessada em preservar e melhorar sua performance cerebral.

Nas escolas SUPERA existem vários exemplos de pessoas que melhoraram seu desempenho em diversas áreas (pessoal, profissional e acadêmica), após a prática regular da ginástica cerebral. Ao todo, no Brasil, mais de 12.500 pessoas fazem SUPERA. Em oito anos de mercado, mais de 50 mil pessoas já foram treinadas e tiveram resultados expressivos em termos de memória, atenção e concentração. (Na foto desta notícia, adultos fazem ginástica para o cérebro na franquia de Sâo José do Rio Preto, interior de São Paulo).

O SUPERA, desenvolvido pelo brasileiro Antônio Carlos Guarini Perpétuo, vai além. A metodologia desenvolve habilidades socioemocionais importantíssimas para a vida: melhora autoestima, relacionamento interpessoal e intraspessoal, entre outras.

A ginástica cerebral é uma forma saudável e sem efeitos colaterais de manter a saúde do cérebro e prevenir doenças mentais. Para isso, existem também outros recursos sendo estudados como Neurofeedback, Eletromodulação Transcraniana; MemoCheck’up, Biofeedback, Kinect e Dinavision Training System foram citados na reportagem de Isto É.

“O cérebro precisa ser tão bem cuidado quanto o coração”, afirmou o médico Paulo Bertolucci, chefe da Neurologia Comportamental da Universidade Federal de São Paulo. Segundo ele, a população dos check-ups e dos jogos para treinar as capacidades cerebrais é positiva.

No SUPERA, os profissionais que aplicam a metodologia são capacitados. O treinamento cerebral é feito de forma  orientada.

Barbara

Supera - Ginástica Cerebral, Pratique! Curso para todas as idades

Mantenha-se atualizado. Assine nossa Newsletter



Posts Relacionados