Correr produz neurônios
A neurociência acaba de descobrir que o trabalho muscular exigente e sistemático, como o proporcionado pela caminhada ou corrida, provoca a formação de novos neurônios no cérebro.
A regra parece óbvia: mente sã, corpo são. A teoria que um cérebro maduro só perdia células foi derrubada quando cientistas do Laboratório de Genética do Salk Institute, na Califórnia, EUA, descobriram que o hipocampo de camundongos era capaz de produzir neurônios. Hoje se sabe que o mesmo ocorre em humanos. A descoberta é fantástica, todos podem rejuvenescer seu cérebro e elevar o nível de saúde orgânica. Resumindo, a prática constante da corrida proporciona um arsenal de benefícios. Um excelente motivo para você se sentir incentivado a praticar este esporte pelo resto da vida.
A corrida intensifica o fluxo de sangue que chega ao cérebro proporcionando transformações metabólicas em seus neurônios, já que passam a receber um volume de oxigênio e nutrientes extremamente superior ao de um indivíduo sedentário. Além disso, a corrida faz bem em todos os sentidos: traz mais disposição para as atividades profissionais, alivia o estresse, aumenta a auto-estima e a autoconfiança, melhora o raciocínio, provoca bem-estar psicológico, melhora a resistência cardiorrespiratória e a composição corporal, aumenta a força e resistência muscular localizada. Pesquisas ainda comprovam que os níveis de depressão e ansiedade nos atletas são menores que num indivíduo sedentário.
Novos estudos da Universidade de Berkeley (EUA) afirmam também que a corrida reduz o risco de desenvolver catarata, degeneração muscular relacionada à idade e diminui hipertensão e outros fatores que podem levar às doenças. Enfim, pense como é válido trocar remédios por uma corrida no parque e atingir a terceira idade com ótima saúde mental e fisiológica.
Neste assunto, posso dar um depoimento pessoal rico. Há alguns anos comecei a me dedicar com maior frequência à corrida. Aos poucos, fui me motivando, não só para a atividade física, mas também para outros campos: o profissional, o afetivo e o espiritual, entre outros. A auto-estima melhora e ampliamos nossos horizontes. Logo comecei a participar de maratonas, o grande sonho de todo corredor, pois são 42 quilômetros que, no meu caso, levam algo em torno de 4 horas. Pude comprovar na prática que uma atividade física sistemática e feita da maneira correta traz grandes benefícios ao corpo e à mente, indicando os melhores caminhos para a maratona da vida.
Publicada em 01/05/2009
Fonte: Gazeta de Ribeirão por Luciana Campaner (psicóloga clínica e mestre em neurociências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP)
Link:
Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)
SUPERA PRESENCIAL
O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.
SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva
Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.
Franquia SUPERAEmpreenda em Educação
Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.
Nenhum comentário para "Correr produz neurônios"