Por que o uso da internet é benéfico para o cérebro dos idosos?
A difusão de meios informatizados abriu espaço para novas formas de comunicação, em especial as que utilizam a Internet, ferramenta dinâmica e interativa que favorece a disseminação e democratização ao acesso às informações. Todavia, os que não têm acesso à tecnologia tornam-se participantes da mais moderna categoria de exclusão social: os excluídos digitais.
O Estatuto do Idoso, Lei n°10.741, no Capítulo V, Art. 20, defende que o idoso tem direito “a educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idade”. Refere ainda, no Art. 21, que: ”o poder público criará oportunidades de acesso do idoso à educação, adequando currículos, metodologias e material didático aos programas educacionais a ele destinados”.
Alguns estudos como o de Chan e colegas realizado em 2014 conclui que idosos que usam tablets-pc apresentam melhora no desempenho de memorização recente e velocidade de processamento de novas informações.
No estudo de Vaportzis e colaboradores realizado em 2016 os pesquisadores conduziram uma pesquisa semelhante, envolvendo o ensino do uso de tablets-pc. Comparado a um grupo controle inativo, o grupo de intervenção apresentou ganhos significativos em velocidade de processamento.
Desta forma, aprender a usar dispositivos tecnológicos relevantes para a vida diária gera impacto positivo sobre a cognição de idosos. Esta aprendizagem pode, em tese, facilitar as atividades cotidianas, por exemplo, atividades bancárias, compras entre outras, e trazer contribuições para a vida social e aquisição de novos conhecimentos.
Para desenvolver nas pessoas mais velhas as competências nas ferramentas do mundo digital é necessária muita atenção, pois os idosos precisam de mais tempo para aprender do que os jovens, por exemplo.
Aprender a utilizar o computador, o Tablet, a navegar pela Internet e usufruir das várias possibilidades existentes pode representar uma grande diferença para os idosos.
Adequar-se ao mundo dos filhos e netos, comunicar-se com outras pessoas, explorar os imensos programas disponíveis passa a ser uma poderosa fonte de informações e atualização, e uma maneira excelente de melhorar a qualidade de vida.
Por Thais Bento Lima da Silva e Tiago Nascimento Ordonez
Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)
SUPERA PRESENCIAL
O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.
SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva
Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.
Franquia SUPERAEmpreenda em Educação
Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.
1 comentário para "Por que o uso da internet é benéfico para o cérebro dos idosos?"