O papel da ginástica cerebral na educação das crianças
O ambiente escolar e a participação da família na educação dos filhos são fundamentais no processo de aprendizagem das crianças e possuem uma influência muito forte na vida acadêmica que está por vir.
Estimular os filhos desde pequenos a estudar e mostrar a eles que aprender abrirá muitas portas para um futuro promissor são formas de garantir um bom desempenho escolar e profissional.
Mas isto ainda não é uma prática muito comum. A maioria dos pais se preocupa somente com as notas dos filhos, deixando de lado as causas do mau desempenho e as dificuldades que entravam o aprendizado.
O acompanhamento diário, a participação nas reuniões da escola e a realização das tarefas de casa são essenciais para que, no final do ano, a criança não seja bombardeada por notas baixas e recuperações.
A escola também tem um papel importante neste processo, porque é lá que a criança passa boa parte do dia. Porém a instituição segue um direcionamento que abrange o grupo e não o indivíduo, ou seja, cada um tem uma dificuldade diferente, se destaca em certos pontos, e nem sempre é possível que o professor identifique e trabalhe cada uma dessas situações.
Uma alternativa para ajudar o aluno são os cursos de desenvolvimento cognitivo, como a ginástica cerebral, que podem levar o aluno a outros caminhos e facilitar o processo de aprendizagem em sala de aula.
A ginástica cerebral estimula não somente habilidades cognitivas como atenção e raciocínio lógico, como também as interações sociais, que já foram comprovadas cientificamente como uma das formas de estimular as conexões neuronais.
Além disso, estes cursos usam jogos, dinâmicas e desafios lógicos para estimular a criança a aprender de maneira divertida e sem a pressão de decorar para tirar notas altas.
Dessa forma, além de desenvolver habilidades que tem influência direta no aprendizado escolar, o aluno mantém o interesse pelas matérias e melhora suas notas.
Os cursos já existentes de ginástica cerebral constatam claramente a eficácia dos estímulos cognitivos em crianças com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), sobretudo no que se refere a comportamento e desempenho escolar.
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