SUPERA – Ginástica para o Cérebro

5 dicas de cuidados com o sono para ter uma boa memória

Quando não dormimos bem à noite, acordamos cansados, ficamos sem energia o dia inteiro e desconcentrados. A maioria das pessoas que passaram por uma noite de insônia devem se lembrar de como se sentiram no dia seguinte.

5 dicas de cuidados com o sono para ter uma boa memória - SUPERA - Ginástica para o Cérebro
Saiba 5 dicas essenciais para ter uma boa noite de sono e garantir o bom funcionamento da memória

A insônia e o cansaço causam tensão, que podem comprometer a atenção, o foco na informação recebida e consequentemente, o processo de memorização recente. Quando o sono é bom, o humor e o desempenho da memória são melhores. A recomendação é que tenhamos uma boa qualidade de sono; para isso, recomenda-se 7 a 8 horas de sono por dia. Entretanto, é comprovado que a necessidade de sono diminui com o decorrer da idade. Mas por que dormir é importante para o funcionamento cerebral?

2019

Durante o sono, consolidamos as informações recentes apreendidas durante o dia, as informações irrelevantes são filtradas e as conexões neurais se fortalecem. O nosso organismo também produz alguns hormônios importantes para a regulação dos nossos órgãos e sistemas no momento em que estamos dormindo.

Para ter uma boa qualidade do sono, temos algumas dicas:

Com estas dicas esperamos acrescentar de alguma forma para que você possa ter uma melhor qualidade do sono e assim, um bom desempenho da memória na realização das suas atividades rotineiras. Até a próxima!

Gostou do artigo? Então aproveite e agende uma AULA GRÁTIS e conheça de perto os benefícios da Ginástica para o Cérebro.

Thais Bento Lima é gerontóloga e colunista do SUPERA Ginástica para o Cérebro

Sair da versão mobile