5 dicas para ser mais rápido

Publicado em: 13/08/2014 por: Barbara

Você quer ser mais esperto e rápido?

Já parou para pensar que a visão de mundo que você tem é diferente da pessoa que está ao seu lado? O neurocientista do Baylor College of Medicine David Eagleman sustenta o argumento de que a realidade que estamos vendo neste momento é apenas uma pequena parte daquilo que está acontecendo para o resto do mundo.

Para reconhecer que existe muito mais do que é possível enxergar com os próprios olhos, é preciso treinar o cérebro para buscar outras perspectivas antes de fazer qualquer escolha. Desta forma, as chances de se sair bem serão maiores e você poderá encontrar soluções para seus problemas de forma mais rápida e criativa.

Listamos para você 5 dicas que podem ajudá-lo a pensar da maneira correta e em menos tempo:

Pense antes de falar: Soa comum, mas um dos maiores arrependimentos de qualquer pessoa é rebater um comentário sem pensar no que está dizendo. Dê a si mesmo no mínimo 2 minutos para refletir sobre as ideias e possíveis contra-argumentos. Mas se o tempo é curto, procure reconsiderar rapidamente os próprios pontos de vista e coloque-os na balança.

Coloque-se no lugar do outro: De acordo com o neurocientista Eagleman, imaginar-se na mesma situação do outro é uma das melhores alternativas para compreender os motivos que o levaram àquela situação. Agir desta maneira interrompe o hábito de raciocinar pelo mesmo caminho e o torna mais consciente sobre a realidade.

Descreva como foi seu dia no papel: Muito provavelmente você mantinha um diário quando criança, com todas as vivencias de cada dia. Hoje alguns especialistas defendem a tese de que escrever como foram as experiências boas e ruins no trabalho, em casa ou com os filhos em terceira pessoa, lhe dará uma perspectiva diferente sobre a situação e pode ajudá-lo a encontrar soluções de forma mais rápida para questões do dia a dia ou do trabalho.

Faça auto avaliações regularmente: Saber como você se comporta e até mesmo como se apresenta para as outras pessoas afeta diretamente nas tomadas de decisão. Procure identificar seus pontos fortes e fracos observando seu comportamento no dia a dia. Isso traz uma nova visão de mundo e revela como você faz suas escolhas.

Reorganize o ambiente físico: Você está tão acostumado com os móveis no mesmo lugar ou com o quadro na mesma parede que não se preocupa mais em prestar atenção no espaço em que vive. Uma pequena mudança pode fazê-lo pensar no que você realmente está vendo. Isto também é um tipo de aeróbica para neurônios, porque você desperta no cérebro áreas que ficam adormecidas com a rotina.

Essas dicas podem expandir sua percepção sobre o mundo, tornar a realidade mais interessante e, consequentemente, deixá-lo mais vivo e atento. Além disso, você fica mais criativo e rápido, porque os problemas do dia a dia não mais afetarão  sua produtividade.

Está vendo só como tudo que você fizer de uma maneira diferente traz novos e bons resultados? Pois então, fazendo isso você está fazendo ginástica cerebral: pensar e agir de forma diferente, fugir da rotina e buscar diversas alternativas para o mesmo problema.

Ao mesmo tempo em que busca melhorar a qualidade do trabalho, produzindo mais e melhor, você também está exercitando seu cérebro. A ginástica cerebral faz com que as capacidades cognitivas alcancem o máximo da potencialidade, ou seja, seu cérebro é capaz de fazer mais e melhor em menos tempo.

E nos dias de hoje quem não quer ser mais rápido e produtivo? Com a ginástica cerebral, você percebe que seu cérebro é capaz de ir além e superar expectativas.

Por Bárbara Rocha

Supera - Ginástica Cerebral, Pratique! Curso para todas as idades

Mantenha-se atualizado.
Assine nossa Newsletter

Posts Relacionados