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Neurocientista

foto do especialista SOLANGE JACOB
Cientista Social com foco em Educação pela Universidade de Madri|FLACSO Argentina. Mestranda em Processos Cognitivos pela Universidade de Validolid. Especialista em Educação Infantil. Especialista em Intervenção Cognitiva e Aprendizagem Mediada. Membro da Red Pikler Nuestra America e Rede Pikler-Lóczy Brasil

Gerontóloga

foto do especialista THAÍS BENTO LIMA
Gerontóloga pela Universidade de São Paulo, Mestrado e Doutorado em Cognição e Envelhecimento, pela Faculdade de Medicina da USP. Presidente da Associação Brasileira de Gerontologia – ABG, nas gestões de 2011-2013, 2013-2015. Coordenadora de pesquisa de campo e de oficinas da Universidade Aberta da Terceira Idade da USP, no período de 2010-2012. Coordenadora do Grupo de Apoio Informativo da Associação Brasileira de Doença de Alzheimer e Desordens Relacionadas (ABRAZ) Unidade Santa Cruz.

PERGUNTA RESPONDIDA

Tenho uma paciente adolescente com problemas de aprendizagem.Vocês trabalham com dificuldades de aprendizagem?

foto do especialista SOLANGE JACOB
Cientista Social com foco em Educação pela Universidade de Madri|FLACSO Argentina. Mestranda em Processos Cognitivos pela Universidade de Validolid. Especialista em Educação Infantil. Especialista em Intervenção Cognitiva e Aprendizagem Mediada. Membro da Red Pikler Nuestra America e Rede Pikler-Lóczy Brasil
Resposta:

Obrigada por sua pergunta.

O SUPERA trabalha com a o conceito de reorganização funcional da circuitaria neuronal, que justamente é acreditarmos na neuroplasticidade do cérebro.

O Método SUPERA é um treinamento cognitivo para as diversas habilidades cognitivas entre elas: atenção, memória de trabalho, flexibilidade mental e autocontrole. Atenção e memória de trabalho são habilidades cognitivas que podem ser treinadas.

A atenção é a porta de entrada para o aprendizado. A atenção está relacionada a diversos processos cognitivos integrantes das funções executivas: planejamento, tomada de decisão, flexibilidade cognitiva, memória operacional, controle inibitório e autorregulação, comportamento adaptativo, resolução de problemas, monitoramento de ações, abstração, julgamento, foco atencional, empatia, planejar e coordenar comportamentos, seleção de respostas frente a uma demanda.

Treinar a atenção é a chave para este adolescente aprender a focar no que está fazendo e evitar os distratores.

As dificuldades de aprendizagem têm uma base biológica, mas com frequência é o ambiente da criança ou do jovem que tem grande impacto nas dificuldades. Nossa experiência tem mostrado que a modificação no ambiente e a qualidade das experiências pode fazer uma diferença impressionante no progresso educacional de um aluno.

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Para a superação das dificuldades de aprendizagem, é muito importante que tanto os pais quanto os educadores compreendam exatamente em quais áreas estão os déficits. Sugiro procurar também a equipe pedagógica da escola desta adolescente e juntos investiguem as causas o baixo rendimento escolar. Tenha em mente que o sucesso escolar começa em casa e nas competências socioemocionais construídas por toda a infância e adolescência. Juntos: escola, família e a jovem poderão identificar as dificuldades e elaborar um plano com estratégias para reverter esta situação.

Os profissionais que avaliaram esta jovem com dificuldades de aprendizagem também devem ter orientado a equipe de profissionais que a ajudarão a construir o desempenho esperado, incluindo os profissionais da escola e o acompanhamento dos familiares.

Nenhum profissional substitui o outro. É um conjunto de profissionais de qualidade que farão diferença e poderão atuar com qualidade para modificar a condição cognitiva desta adolescente.

Todos os profissionais envolvidos devem estar bem informados quanto às necessidades dela e devem encorajá-lo a fazer o máximo com as capacidades que tem, encorajando-a a acreditar que pode superar os obstáculos e ajudando-a a estabelecer objetivos realistas, além de estimular nela a construção de uma boa autoestima.

Eu a convido a visitar uma de nossas Unidades SUPERA em Franca, mais próxima de sua casa e a fazer uma aula grátis para saber mais como é o treinamento cognitivo do Método SUPERA: https://metodosupera.com.br/

Solange Rolim Lous Jacob

Especialista Neuroeducação Método SUPERA

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.

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