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Neurocientista

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Cientista Social com foco em Educação pela Universidade de Madri|FLACSO Argentina. Mestranda em Processos Cognitivos pela Universidade de Validolid. Especialista em Educação Infantil. Especialista em Intervenção Cognitiva e Aprendizagem Mediada. Membro da Red Pikler Nuestra America e Rede Pikler-Lóczy Brasil

Gerontóloga

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Gerontóloga pela Universidade de São Paulo, Mestrado e Doutorado em Cognição e Envelhecimento, pela Faculdade de Medicina da USP. Presidente da Associação Brasileira de Gerontologia – ABG, nas gestões de 2011-2013, 2013-2015. Coordenadora de pesquisa de campo e de oficinas da Universidade Aberta da Terceira Idade da USP, no período de 2010-2012. Coordenadora do Grupo de Apoio Informativo da Associação Brasileira de Doença de Alzheimer e Desordens Relacionadas (ABRAZ) Unidade Santa Cruz.

PERGUNTA RESPONDIDA

Quais são as brincadeiras de crianças que exercitam a capacidade de concentração?

foto do especialista SOLANGE JACOB
Cientista Social com foco em Educação pela Universidade de Madri|FLACSO Argentina. Mestranda em Processos Cognitivos pela Universidade de Validolid. Especialista em Educação Infantil. Especialista em Intervenção Cognitiva e Aprendizagem Mediada. Membro da Red Pikler Nuestra America e Rede Pikler-Lóczy Brasil
Resposta:

Obrigada por seu contato.

Correr, pular, saltar, subir e descer, dançar são ações que fazem parte do brincar e das brincadeiras das crianças, mas atividades dirigidas e jogos de estratégias são importantes também no dia a dia para exercitar a capacidade de concentração.

O jogo é uma estratégia importante para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças e jovens. 

Jogando, se experimenta, invista, testa papéis, levanta-se hipóteses, descobre, reorganiza, aprende a conferir e a monitorar as estratégias mais assertivas. Isto tudo o que favorece a concentração, a capacidade de julgamento, atenção, engajamento e a imaginação.

A capacidade de concentração precisa ser treinada e começa desde cedo, por volta de 2 anos.

Esta habilidade, mais tarde, será necessária justamente quando as crianças então saindo do Ensino Fundamental 1 e entrando no Fundamental 2.

Esteja presente em algumas brincadeiras com seu filho. Brincar com um adulto também é importante para as crianças.

Faça perguntas durante a brincadeira e realmente escute as respostas. Interaja com seu filho com qualidade e por um tempo durante as brincadeiras. Ajude-o a descobrir novas possibilidades e a construir cenários. Por exemplo:

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  1. Brinque de montar quebra cabeças: pegue uma peça e indague se a mesma poderia caber ou encaixar em determinado espaço. De que parte do quebra-cabeças, seu filho acha que aquela peça faz parte.
  2. No parquinho: ajude-o a manter-se por um período um pouco mais longo (4 a 5 min) no brinquedo. Se estão na gangorra, aproveite e converse com ele sobre as ações de subir e descer, sobre o ‘peso’. Façam experiências e verifiquem o que é necessário para levantar a outra extremidade, para equilibrar e como fazer para permanecer em equilíbrio no ar. Com isso evita-se que se “fique pulando de brinquedo em brinquedo” e não aproveite nenhum. Faça isso apenas com alguns e depois deixe-o explorar os brinquedos na velocidade dele.
  3. Jogos de tabuleiro devem ser selecionados de acordo com a faixa etária e devem respeitar o desenvolvimento da criança e suas capacidades cognitivas e de concentração.
  4. Jogos com bola também são ótimos para desenvolver o autocontrole: a hora de chutar, para quem vai chutar, em que direção, com que força. Chutar, jogar ou mesma rolar bola, exercita o planejamento e antecipação de ações.
  5. Jogos de encaixe e equilíbrio de peças também são ótimos e uma rodada de ‘pega-varetas” em família com certeza vai ajudar adultos e crianças a treinar a concentração.
  6. Leia muito para a criança pequena: exercite diferentes vozes, dê entonação às falas dos personagens e use gestos e caretas para dar vida à sua leitura.
  7. Brincadeiras cantadas além de divertir são potentes aliadas para o treino da atenção e da concentração: à medida que a criança canta uma música que sabe de “cor e salteado”, você pode brincar com ela, iniciando a frase ou o verso e ela continua, alternando entre vocês, assim além de treinar a atenção para não “perder” a vez, seu filho, certamente, se manterá por um tempo maior, concentrado e conectado, na ação e em você.

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Solange Rolim Lous
Especialista Neuroeducação

 

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