Neuróbicas para despertar o cérebro

Publicado em: 10/03/2017 por: Barbara

Neurobicas para despertar o cerebro

As neuróbicas são parte da ginástica cerebral e trazem enormes benefícios para pessoas que apresentam falhas de memória

Neuróbicas – O ritmo e a estrutura da vida moderna reduziram o número e a intensidade das interações sociais cotidianas, assim como os confortos modernos privaram as pessoas dos benefícios de muitas estimulações sensoriais.

Você se lembra do tempo em que pegar dinheiro no banco exigia que se falasse com alguém, em vez de apertar botões no caixa automático? E a diversão de uma noite era sair de casa para ir ao cinema no meio de uma multidão, em vez de alugar um vídeo e ficar sentado sozinho diante da televisão?

A tecnologia mudou a forma de se relacionar com outras pessoas e isso pode afetar diretamente o cérebro. Há provas incontestáveis hoje de que sair para o mundo real, onde você usa todos os sentidos, inclusive o emocional e social, é essencial para um cérebro saudável e uma memória ativa, especialmente na melhor idade.

Os exercícios da neuróbica são capazes de oferecer ao cérebro experiências fora da rotina, usando várias combinações sensoriais, como visão, olfato, tato, paladar e audição, além dos “sentidos” emocional e social.

Preparamos uma lista de neuróbicas que vão despertar o seu cérebro. Confira:

Acorde e sinta o cheiro de baunilha: mude sua associação olfativa pela manhã. Em geral, você deve acordar com o cheiro de café fresco, providenciando uma coisa diferente, como o aroma de baunilha, hortelã, alecrim. Mantenha uma essência de seu aroma predileto num recipiente hermeticamente fechado ao lado da cama por uma semana. Abra assim que acordar. Feche e torne a abrir depois que tomar banho e se vestir.

Um toque de classe: sem olhar, escolha roupas e sapatos, combinando ou contrastando texturas. Por exemplo, use num dia roupas lisas e macias, em outro opte por roupas ásperas. Use não apenas os dedos para sentir a textura, mas também as faces, os lábios e até os pés, pois todos estão equipados com receptores para o tato.

Introduza novidades: mude a estação de rádio que o acorda todas as manhãs ou ligue a televisão num programa a que nunca assiste. Vai descobrir, por exemplo, em alguns programas, novas facetas de assuntos que lhe pareciam habituais.

Comece sem ver: se você vai de carro para o trabalho, entre no carro e prepare-se para ligá-lo com os olhos fechados. Usando apenas o sentido do tato e a memória espacial, encontre a chave correta no seu chaveiro, abra a porta do carro, sente-se no banco, prenda o cinto de segurança, conecte a chave na ignição e localize os controles familiares, como o rádio e o limpador de para-brisa.

O resultado desta ginástica cerebral é uma mente mais sadia e capaz de enfrentar qualquer desafio, seja lembrar um nome, aprender um novo programa ou permanecer criativo no trabalho e em todos os aspectos da vida.

Por: Bárbara Rocha

Supera - Ginástica Cerebral, Pratique! Curso para todas as idades

Mantenha-se atualizado.
Assine nossa Newsletter

Posts Relacionados