Aprendizado – dicas para ter sucesso nos estudos

Publicado em: 19/10/2016 por: Barbara

aprendizadoPara um aprendizado de qualidade, é preciso entender como o seu corpo e o seu cérebro funcionam. Para conseguir alcançar seu objetivo, você precisa vencer os pensamentos negativos e sentir prazer em estudar, respeitando seus limites.

Por isso, a equipe Pedagógica do SUPERA preparou algumas dicas para um aprendizado de sucesso. Confira:

  • Verifique qual é o seu estilo de aprendizagem predominante: estudando de acordo com o seu principal processo de aprendizagem, seu rendimento será melhor. Há questionários disponíveis na internet que poderão ajudá-lo a identificar estilo de aprendizado que predomina enquanto estuda: visual, auditivo ou cinestésico.
  • Inteligência versus vontade: o que faz a diferença entre ir bem ou mal nos estudos, entre alcançar o fracasso ou o sucesso na vida não é a inteligência e sim a vontade, ou seja, a dedicação e o esforço que colocamos naquilo que acreditamos e desejamos.
  • Dificuldade vem antes do conhecimento: muitas vezes, quando se está aprendendo um conteúdo novo, ficamos confusos e pensamos: “não estou entendendo nada. Isso é difícil demais para mim”. Entenda que a etapa da dificuldade é necessária e é sinal de que você está prestes a adquirir um novo conhecimento. Portanto, não desista. Insista que o conhecimento chegará e a dificuldade desaparecerá.
  • Mantenha sua autoestima elevada: tenha pensamentos positivos. O cérebro não arquiva a frase toda, apenas a palavra-chave, a mais forte. Por isso, os pensamentos deem ser sempre elaborados em frases positivas, nas quais a palavra mais forte deve ser o objetivo alcançado. Confie em você. Você é capaz!
  • Pense positivo antes de começar a estudar: se pensar que não é capaz, que é difícil, que não vai conseguir, por mais que estude você não vai chegar lá! Os pensamentos tendem a se tornar realidade: se achar que não vai conseguir, não conseguirá. Se pensar ao contrário, terá resultados positivos. De qualquer maneira, você sempre estará com a razão!
  • Removendo os bloqueios: para remover bloqueios e preparar sua mente para um bom desempenho nos estudos, evite pensamentos e associações prejudiciais. Abandone imediatamente as associações que a maioria das pessoas fazem, mesmo que isso seja verdadeiro para você, como estudar é chato, é difícil, aprender é besteira, etc. Se você tem dificuldade em algum conteúdo, mentalize que o conteúdo é gostoso, associando-o a alguma coisa da qual gosta muito. Isso vai ajudá-lo a romper os bloqueios mentais e melhorar seu desempenho. Estabeleça uma associação com algo de que goste muito e veja a diferença!
  • Concentre seus esforços no presente: livre-se de pensamentos negativos, como “e se eu tirar uma nota ruim”. Esses são problemas que ainda não existem, portanto, esqueça-os!
  • Fuja das desculpas: quando seus resultados não forem bons, não adianta procurar desculpas ou culpados. Não perca tempo tentando colocar a culpa na escola, no professor ou na matéria. Experimente um jeito diferente de estudar e lembre-se: os perdedores nunca chegam lá, mas são mestres da desculpa. Já os vencedores não se permitem desculpas, superam os obstáculos e chegam lá.

Ginástica cerebral para tirar boas notas – garantindo um bom aprendizado

Concentração, raciocínio lógico e memória. Essas habilidades são necessárias para ter boas notas no boletim e, futuramente, conquistar a vaga dos sonhos em uma universidade.

Uma solução saudável e recomendada pela neurociência é a ginástica cerebral. As atividades desenvolvidas promovem estímulos ao cérebro, que, por sua vez são responsáveis por fortalecer as conexões neuronais e potencializar as habilidades cognitivas, necessárias para um aprendizado de qualidade.

A ginástica cerebral é uma atividade para a vida toda. Na rede SUPERA, temos alunos estudantes, vestibulandos, concurseiros, profissionais (advogados, administradores, jornalistas, analistas, etc….), atletas e aposentados que estão há mais de 3 anos conosco, porque são testemunhos dos benefícios reais desta prática. Venha você também fazer parte desta rede dinâmica, ativa e inteligente do SUPERA!

 

Por Bárbara Rocha, Comunicação SUPERA

Supera - Ginástica Cerebral, Pratique! Curso para todas as idades

Mantenha-se atualizado.
Assine nossa Newsletter

Posts Relacionados