Como incentivar seu filho a ler

Publicado em: 08/12/2016 por: Barbara

Como incentivar seu filho a ler e ter prazer pela leitura

Como incentivar seu filho a ler e ter prazer pela leitura

Como incentivar seu filho a ler quando vivemos em um mundo cada vez mais “online”?

As crianças que têm contato com a literatura desde cedo, principalmente se acompanhada dos pais, desenvolvem a criatividade e estimulam as habilidades linguísticas e emocionais mais cedo.

A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita que, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras.

Crianças habituadas à leitura são mais preparadas para os estudos, para o trabalho e para a vida. Isso quer dizer que o contato com os livros pode mudar o futuro dos seus filhos. Parece exagero? Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina de Nova York com 22 creches da região de Boa Vista, Roraima, garante que incentivar a leitura para crianças desde cedo é uma forma lúdica e participativa de despertar a curiosidade das crianças e estimular habilidades cognitivas.

Como incentivar seu filho a ler em cinco passos

Para começar a incentivar seu filho a ler, é necessário que seu filho te veja, sempre que possível, com um livro na mão. As crianças sentirão mais interesse em ler um livro se veem que este hábito está presente a sua volta. Lembre-se que as crianças gostam de copiar o que os outros fazem porque esta é sua forma de aprender. Se eles notam que você gosta de ler e que tratam os livros com cuidado e respeito, elas provavelmente, farão o mesmo.

A leitura deve ser empregada como uma forma de diversão e não como uma obrigação. Os livros não devem ser introduzidos no cotidiano da criança apenas na fase em que ela está aprendendo a ler. O contato com os livros pode começar logo que ela aprender a engatinhar.

Enquanto bebês, dê preferência aos livros ilustrados, com poucas palavras, e faça com que seu filho toque, acaricie, cheire, e tenha todo tipo de contato com o livro. Quando ficam um pouquinho maiores, o ideal é ler em voz alta, seguindo sempre as histórias do livro.

Ajude seu filho a criar sua própria biblioteca que pode ser compartilhada com seus irmãos e amigos – e a colaborar, sempre que possível, com a biblioteca da escola. Comentar uma determinada leitura com outras crianças pode ser uma atividade interessante, da qual podem surgir novos interesses que levem, por sua vez, a novas leituras.

Estimule atividades que usem a leitura, como ler uma receita para cozinhar junto ao seu filho, jogos, etc. Uma dessas atividades é fazer ginástica cerebral. A metodologia do SUPERA utiliza jogos de tabuleiro, jogos online, dinâmicas em grupo, apostilas com desafios de raciocínio e neuróbicas. Além disso, seu filho interage com outras pessoas e exercita habilidades socioemocionais.

Com essas práticas, as crianças se tornam leitores assíduos, aprendem com mais facilidade e se ficam mais seguras. Compartilhe conosco, aqui, nos comentários, o que você faz para incentivar a leitura nos pequenos!

Por Bárbara Rocha, Comunicação SUPERA

Supera - Ginástica Cerebral, Pratique! Curso para todas as idades

Mantenha-se atualizado.
Assine nossa Newsletter

Posts Relacionados