Chocolate refresca a memória

Publicado em: 17/06/2016 por: Barbara

ginástica cerebralPesquisadores descobriram que um nutriente presente no cacau, chamado epicatequina, é capaz de melhorar as funções cognitivas como a memória e o raciocínio em idosos.
Cientistas da Universidade de L’Áquila, na Itália, analisaram um grupo de 90 idosos com dano cognitivo brando (MCI), um problema cerebral precursor do Alzheimer, e verificaram notável aumento na fluência verbal e no nível de atenção dos participantes que consumiram o composto todos os dias ao longo de 8 semanas.
Segundo os cientistas, a epicatequina ajuda a aumentar a circulação do sangue e estimula o crescimento de vasos sanguíneos, o que favorece a oxigenação no cérebro, melhorando suas funções.
No entanto, poucos produtos apresentam quantidades significativas de epicatequina. Além disso, o processo de preparação e armazenamento de alimentos que contêm o composto (além do cacau, também vinhos, maçãs e chás) pode prejudicar a ação do nutriente.
Os pesquisadores também apontam que ainda não há um padrão para consumo. Para ingerir 50mg de flavonoides, por exemplo, a mesma quantidade utilizada pelos cientistas da Universidade de L’Áquila, seria preciso comer entre 10 e 20 barras de chocolate por dia, porção com altos níveis de gordura e açúcar, o que não compensa os benefícios cerebrais.
Turbine sua memória com ginástica cerebral
A ginástica cerebral reúne ferramentas tradicionais e milenares para estimular conexões neurais de forma saudável. São jogos, exercícios cognitivos, dinâmicas de grupo e prática de cálculos no ábaco que ativam o cérebro, treinamento agilidade de raciocínio, foco e memória.
É claro que, para ter boa memória e qualidade de vida, é necessário ter uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos regularmente, ter qualidade de sono e promover a estimulação cognitiva.
“Percebo uma melhora na minha memória, nas minhas atividades do dia a dia, como lembrar onde guardei as coisas, horários de consultas médicas, entre outras tarefas”, diz Maria Santana de Souza, 71 anos, aluna do SUPERA Londrina (PR).
Leia mais sobre como melhorar sua memória em uma semana, aqui.

Supera - Ginástica Cerebral, Pratique! Curso para todas as idades

Mantenha-se atualizado.
Assine nossa Newsletter

Posts Relacionados