Chocolate pode aumentar eficiência do cérebro

Publicado em: 03/11/2016 por: Barbara

chocolate pode aumentar eficiência do cérebroJá se sabia que o chocolate, principalmente o preto, é bom para lutar contra o estresse, devido ao magnésio que ele contém. Porém, os benefícios dessa iguaria para o cérebro são muito menos conhecidos…. Boa notícia para os chocólatras: um estudo publicado recentemente pela revista Appetite demonstrou que o consumo regular de chocolate ajuda a combater os efeitos do declínio cognitivo. Mas como o cacau pode ser bom para nosso cérebro?

A pesquisa conduzida por Georgina E. Crichton, do Centro de Pesquisa em Fisiologia da Nutrição, da Universidade da Austrália do Sul, em parceria com o Departamento de Psicologia da Universidade de Maine (EUA) e o Instituto Luxemburgês da Saúde, tinha como objetivo determinar o papel do chocolate no declínio cognitivo. Para isso, estudos transversais foram realizados com 968 participantes de 23 a 98 anos. Durante cinco anos, os voluntários foram submetidos a testes neuropsicológicos para avaliar sua memória visual e espacial, a numeração, a memória verbal, a memória de trabalho e a capacidade de abstração.

A análise da pesquisa mostrou que as pessoas que consumiram chocolate uma ou mais vezes por semana obtiveram melhores resultados nos testes, sobretudo de memória e de pensamento abstrato. A avaliação dos testes ainda revelou que, com exceção da memória de trabalho, este vínculo independe de outros parâmetros como a saúde cardiovascular, o modo de vida ou os costumes alimentares.

Ainda é necessário realizar outros estudos para explorar mais a relação entre o chocolate e a cognição. No entanto, segundo Georgina E. Crichton, algumas vantagens do cacau já são perceptíveis no dia a dia das pessoas, tais como memorizar melhor um número de telefone, uma lista de compras, ou o reforço das capacidades multitarefas. Os flavonóis contidos no cacau desempenham um papel crucial neste processo, provavelmente graças às suas propriedades antioxidantes que melhoram a alimentação do cérebro em sangue.

Na espera de estudos complementares sobre o assunto, cabe a você encontrar o equilíbrio correto entre os benefícios cognitivos do chocolate e seus malefícios calóricos!

Fonte : Georgina E. Crichton et coll., « Chocolate intake is associated with better cognitive function: The Maine-Syracuse Longitudinal Study », in Appetite, volume 100, 01 maio de 2016.

 

Supera - Ginástica Cerebral, Pratique! Curso para todas as idades

Mantenha-se atualizado.
Assine nossa Newsletter

Posts Relacionados