Supera leva menina de Jacareí ao pódio do Pequenos Gênios

Publicado em: 27/08/2025 Por Marinella Moretz-Sohn

Helena Silveira, de 11  anos, conta como a estimulação cognitiva a preparou para a final do quadro do Domingão com o Huck

No último domingo (24) , a pequena Helena Santos, de 11 anos, de Jacareí (SP),  conquistou o primeiro lugar do Pequenos Gênios, quadro do programa Domingão com Huck, juntamente com seu time Globogênios. Helena disputou a vaga com o time de Lara Tabatinga, de 8 anos, de Lauro de Freitas (BA).  Em comum, as duas meninas têm a estimulação cognitiva como estratégia para melhorar o desempenho do cérebro e se preparar para a competição.

Helena conheceu o método durante as gravações do programa, se encantou pelo ábaco e por tudo que ouviu sobre a metodologia. Começou a fazer há pouco tempo, mas já consegue perceber os resultados, conforme conta a mãe, Daniele Silveira . “Percebemos  que a capacidade de memorização e raciocínio lógico melhorou bastante. É incrível a forma como ela memorizou rapidamente os mapas de todos os países do globo”. 

De acordo com Daniele, a forma como Helena aprende sempre foi diferente e foi, justamente, o ineditismo da metodologia que despertou o interesse da menina. O ábaco, ferramenta de cálculo japonesa é a base do método, e serve não só para ensinar operações matemáticas, mas principalmente, para melhorar a concentração. “Eu estou mais focada até para estudar para as provas da escola”, revelou Helena. 

Lara é superdotada e membro da Mensa Brasil, parceira da empresa educacional de estimulação cognitiva que treinou as duas meninas para o quadro – e frequenta as aulas há um ano na unidade de Camaçari . Segundo sua mãe, Luciana Tabatinga, as atividades ajudaram a menina a melhorar o raciocínio lógico e a agilidade de pensamento. “Os jogos e os desafios que o professor passa para ela em sala de aula ajudaram muito na preparação para todas as etapas do programa”, comenta. 

Além de Helena e Lara que estiveram na final, Pedro Cuba, de Caxias do Sul (RS) e Aron Neves, de Araraquara (SP) também representaram o Supera. Inclusive, Aron chegou às semifinais, graças ao treino para o cérebro. 

Este é o segundo ano consecutivo que o Supera chega à final do Pequenos Gênios vitorioso, em 2024, Kaique Haut Kryzanowsk, de Timbó (SC), esteve na equipe vencedora e a família atribui ao método o sucesso do menino.  “A partir do método, foi possível aperfeiçoar as habilidades do Kaique, incentivando também as suas potencialidades como o raciocínio lógico. Ele gosta de se sentir desafiado e o Supera traz essa possibilidade com o seu material, em especial, com o ábaco. Até nas questões da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), o Supera o auxiliou”, conta Márcia Haut, mãe do aluno.

Treino para o cérebro prepara jovens para o futuro

Para além dos resultados imediatos na superação de obstáculos e conquistas importantes, a estimulação cognitiva também ajuda a construir um futuro com respostas mais eficientes das funções executivas, ou seja, aquelas habilidades que ajudam o indivíduo a organizar a vida como o planejamento, a tomada de decisões, a adaptação ao novo e a resolução de problemas do dia a dia.

Isso acontece porque ela promove o fortalecimento de redes neuronais existentes, resultando em novas redes. “Essa dinâmica de construção dessas sinapses, vai criando uma espécie de “poupança” de neurônios que vão nos proteger contra o declínio cognitivo natural do processo de envelhecimento.”, explica a neuropsicopedagoga Patrícia Lessa.

O treino para o cérebro é uma experiência de aprendizagem sistematizada e mediada para além do desempenho acadêmico. O foco é oferecer um grau de desafio crescente, com variedade de exercícios e novas experiências a cada aula. 

Compartilhar este artigo
  • X
  • LinkedIn
  • Share

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Supera leva menina de Jacareí ao pódio do Pequenos Gênios"

Faça um comentário

Supera PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

Supera para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O Supera é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SuperaEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o Supera é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 250 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.