SUPERA – Ginástica para o Cérebro

SUPERA completa 13 anos de história

Em 2006, nascia o Método SUPERA, primeira rede de escolas de ginástica para o cérebro do Brasil

No dia 22 de fevereiro de 2006, um grande sonho começava a tomar forma. A primeira aula de ginástica para o cérebro do Método SUPERA acontecia na cidade de São José dos Campos (SP), marcando o início de uma grande jornada de transformação de milhares de alunos pelo Brasil afora. Nessa época, Antônio Carlos Guarini Perpétuo, fundador e presidente do Método SUPERA, não imaginava a proporção que seu projeto teria.

Antônio Carlos, fundador e presidente da primeira rede de escolas de ginástica para o cérebro do Brasil.

Há 13 anos, a neurociência já abordava conceitos como estimulação cognitiva, neuroplasticidade cerebral e capacidade de aumentar o desempenho do cérebro.

Enquanto isso, Antônio Carlos passava por um desafio familiar, comum na maioria dos lares brasileiros: seu filho caçula, Vinícius Perpétuo, enfrentava desafios na concentração em sala de aula, prejudicando o desempenho escolar.

Antônio Carlos, engenheiro formado no ITA, sempre teve espírito empreendedor e carregava dentro de si a vontade de aprender e realizar coisas novas. Foi aí que passou a pesquisar alternativas que pudessem sanar a dificuldade enfrentada por seu filho.

Depois de pesquisas, Antônio Carlos conheceu o ábaco – instrumento milenar utilizado para fazer contas e decidiu aplicar a prática com Vinícius. Após ver os resultados positivos do seu filho – hoje em dia, Vinícius trabalha junto ao pai na empresa – Antônio Carlos iniciou uma nova jornada em sua vida. Em parceria com Neide Pereira, professora de Matemática, eles deram início a um projeto inovador: criar um material didático para formar a primeira escola de ginástica cerebral do país.

2019
Vinícius Perpétuo hoje trabalha junto de seu pai, Antônio Carlos, na sede franqueadora SUPERA

“Assim que comecei os trabalhos ao lado dele, trabalhávamos para produzir materiais voltados para o treinamento cerebral com base em pesquisas científicas. E mesmo com esses estudos, precisávamos aplicar a metodologia. Portanto, selecionei cinco dos meus alunos para dar início ao treinamento”, conta Neide.

Assim nasceu o SUPERA!

Os treinamentos e capacitações aconteciam em uma igreja na cidade de São José dos Campos. Entre os cinco alunos, estavam Brian Sendrete e Jéssica Schmidt; que logo se tornaram destaques e até hoje fazem parte da grande família SUPERA. Brian se tornou educador  da unidade SUPERA Esplanada (SP) e professor de Matemática e Jéssica faz parte da atual Gestão Pedagógica da Rede SUPERA.

Em poucos meses de treinamento cerebral, Brian já notava a diferença no seu desempenho em sala de aula.

Neide Pereira foi responsável pela criação e desenvolvimento dos primeiros materiais do SUPERA; além de ser a primeira educadora a ministrar a metodologia de ginástica cerebral.

“Minhas notas foram melhorando até que consegui fechar o último bimestre com nota dez em todas as disciplinas. No início, percebi minha concentração melhorou, pois sentia mais facilidade para ler. Mas a principal mudança foi em relação ao relacionamento intra e interpessoal. Eu era muito tímido e reservado”, diz Brian.

Em fevereiro de 2006, a primeira escola SUPERA foi construída e inaugurada. Após ampla divulgação do método e busca de alunos por toda a cidade, o primeiro aluno do SUPERA, Leonardo, de 5 anos, teve sua primeira aula de ginástica cerebral com Neide Pereira.

Fachada da primeira unidade do Método SUPERA em São José dos Campos (SP)

Aos poucos, a escola foi crescendo. Os resultados positivos observados em cada aluno que entrava na escola SUPERA eram cada vez mais frequentes. Mais alunos chegaram, o material foi sendo desenvolvido dia após dia e logo, Antônio Carlos enxergou a possibilidade de expandir esse método por todo o país um ano após a implantação da primeira escola:

“Por ser uma ideia muito inovadora, havia a consciência de que se o negócio desse certo, seríamos copiados. Para nos proteger dessa possibilidade e manter a nossa liderança de mercado, o plano de negócios previa a expansão pelo modelo de franquias; além do desejo de levar essa mudança que observei dentro da minha própria casa para milhares de outras pessoas em todo o Brasil”, comenta Antônio Carlos.

Hoje em dia, o SUPERA tem mais de 350 unidades em todo o Brasil e já treinou mais de 120 mil alunos de todas as faixas etárias.

Dentro das salas de aula do SUPERA, trabalha-se com uma série de ferramentas: o ábaco – principal instrumento do curso -, jogos educativos, apostilas especializadas com exercícios de raciocínio lógico, dinâmicas em grupo e uma plataforma online.

“A ginástica para o cérebro tem resultados incríveis, tanto para o desempenho das pessoas quanto para a qualidade de vida. A prática desenvolve atenção, memória e raciocínio, além das habilidades socioemocionais, como autoconfiança e desenvoltura para comunicação/relacionamentos. Em seis meses, os alunos já notam os resultados. Eles se tornam mais ágeis, seguros e sociáveis”, fala Antônio Carlos.

Brian foi um dos primeiros alunos da rede SUPERA

Dentro desses 13 anos, muitos alunos de todas as idades proporcionam depoimentos emocionantes de mudança de vida e isso é observado dentro das salas de aula e esse é só o começo: “Eu acredito que o SUPERA faz diferença para as pessoas. Em sala de aula, consigo acompanhar o desenvolvimento do aluno e recordar que eu também comecei assim, com alguns desafios. As mudanças são reais”, finaliza Brian.

Tatiana Olivetto – Assessoria de Imprensa Método SUPERA

Sair da versão mobile