Inquietude e desatenção são sintomas do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), mas é preciso tomar cuidado com diagnósticos precipitados, que podem ter graves consequências para crianças e até para adultos. Mas se seu filho convive com isso, o SUPERA pode ser um grande aliado.
Antes de mais nada, é preciso conhecer o transtorno e conseguir identificar os sintomas. Segundo Paulo Mattos, neuropsiquiatra e especialista em TDAH, fundador da Associação Brasileira de Déficit de Atenção, o TDAH é como transtorno do exagero, uma exacerbação de questões que normalmente todas as pessoas possuem como, por exemplo, inquietude, impulsividade e desatenção.
2013Como identificar o TDAH?
O diagnóstico deve ser realizado por profissionais especializados. Não basta que a pessoa seja agitada e dispersa, pois os contextos podem levar a isso. Portanto, são imprescindíveis análises criteriosas das atitudes. No caso das crianças, é importante entrevistar os pais, professores e a própria criança…
Quando a maioria das crianças consegue se organizar em situações estimulantes, que exigem atenção e controle dos impulsos e determinada criança não consegue, a suspeita surge. No caso do adulto, é suficiente uma entrevista direcionada para melhor compreender o quadro.
O diagnóstico positivo acontece quando o profissional da área, na análise de 18 aspectos característicos de TDAH, percebe que a criança ou a pessoa diagnosticada responde “sim” a diversas perguntas. Ou seja, o fato de ser inquieto ou desatento não assegura, por si só, a identificação do TDAH. Alguns excessos comuns nesses casos são: esquecimentos, inquietude, desatenção, desmotivação, impulsividade, depressão…
Como tratar o TDAH?
Sabendo-se que o TDAH possui um índice de 80% de carga genética, o tratamento é realizado, em geral, por psicoterapia e medicamentos. Neste sentido, pode ser controlada.
A superação destas questões com o objetivo de controlar e amenizar os efeitos do transtorno e trazer saúde mental deve ser realizada junto e com o apoio da família. A criança não consegue realizar determinadas atividades por não ter esta condição, e não por descaso.
A partir dessas questões, como o SUPERA poderia auxiliar enquanto “parceira” nesse tratamento?
Sabemos que as ferramentas pedagógicas usadas no SUPERA promovem bem-estar e melhor qualidade de vida. Assim, conhecendo os muitos enfrentamentos experienciados pelas pessoas que possuem TDAH, pensar em Supera direciona a pensar em saúde mental, aprimorando a qualidade de vida.
No SUPERA, as aulas/atividades possibilitam às pessoas vivenciarem experiências nas quais aprimoram raciocínio lógico, relações inter e intrapessoais, criatividade, autoconfiança, agilidade motora, concentração, memória, agilidade mental, disciplina, foco, dentre outros.
Assim, conciliadas aos tratamentos específicos para quem possui o transtorno do déficit de atenção, tais ferramentas são de importância significativa.
Olhar para nós mesmos com mais cuidado, investir na melhoria de nossas ações e atividades diárias é investir em saúde mental, em uma vida mais digna. Façamos a vida valer a pena em seus mínimos detalhes… Não nos esqueçamos dos detalhes, pois é a partir deles que construiremos grandes conquistas.