Você sabia que o roteiro de estudos pode ajudar, e muito, a vida escolar das crianças? É isso mesmo! A infância e a pré-adolescência são as melhores fases para que elas aprendam a se organizar em relação aos compromissos acadêmicos e tomem gosto pela aprendizagem.
Afinal, a gente sabe que essa é também uma época repleta novidades, as quais, muitas vezes, podem gerar distrações e prejudicar o desempenho em sala de aula. Sendo assim, um roteiro é fundamental para que o aluno crie o hábito de organizar seus estudos.
Mas, por onde começar e como fazer para que os pequenos se adaptem a esse planejamento? Calma! É mais simples do que você imagina. A seguir, acesse um guia prático e completo para montar esse documento e acompanhar os resultados!
O que é um roteiro de estudos?
Objetivamente, um roteiro de estudos nada mais do que uma lista com os afazeres e atividades escolares das crianças, com divisão por conteúdo, disciplina e data.
Ou seja, ele funciona ao mesmo tempo como um cronograma, um documento de organização e uma forma de estimular o cérebro para cumprir certas metas e demandas. É uma das melhores maneiras de ajudar a criança a criar uma rotina, sem se perder em meio às tarefas.
Ele pode ser feito em uma versão semanal, para que se tenha uma visão bem definida do que deve ser realizado em um curto prazo; e também mensal, para explicitar as demais responsabilidades.
Dessa forma, o pequeno começa a aprender a se planejar, elencar o que tem mais facilidade e dificuldade e a priorizar atividades. Enquanto isso, os pais e responsáveis podem verificar melhor tudo o que precisa ser feito e acompanhar se os filhos estão conseguindo atender às demandas.
Como o roteiro de estudos funciona?
O roteiro de estudos pode ser elaborado em forma de tabela ou de lista. O ideal é separar a data de entrega da atividade, sua descrição, e a disciplina à qual se relaciona.
Se o trabalho envolver muitas etapas, é preciso explicitá-las ao longo da semana ou do mês. Pode ser interessante complementar o documento com os materiais que serão necessários para a atividade.
Por exemplo, se o trabalho for uma pesquisa, a criança saberá que pode usar o computador e a internet para desenvolvê-la. Se for uma maquete, os pais ou responsáveis poderão visualizar os itens necessários para ela: cola, tesoura, isopor, tinta, entre outros. E se simplesmente for uma prova, ficará claro qual é o conteúdo, em qual parte do livro didático ou caderno ele se encontra. E assim por diante.
Dessa forma, o documento funciona basicamente como uma agenda. Vale lembrar, ainda, que você pode montar o roteiro de estudos para imprimir em programas de computador como Word ou Excel e deixá-lo em fácil acesso para a criança.
Qual a importância do roteiro de estudos?
Como você pode ver, o roteiro de estudos é uma excelente ferramenta que contribui para a organização de crianças de todas as idades. Mas por que ele é tão importante? Confira alguns benefícios!
Ajuda a ter foco
O roteiro de estudos faz com que a criança tenha mais foco. Ao olhar seu cronograma, ela sabe exatamente o que resolver primeiro, e compreende que só deve passar para a próxima tarefa ao finalizar a primeira.
Isso permite que ela se concentre melhor e use todo o seu potencial em cada atividade — o que nos leva à próxima vantagem!
Aumenta a autoconfiança
Ao entender que seu desempenho está cada vez melhor, a criança se sente mais autoconfiante. Ela percebe que quanto mais dedicação demonstra, mais autonomia tem sobre suas responsabilidades.
A partir disso, ela se torna mais independente e continua a desenvolver a autoconfiança. E assim, consegue até mesmo solucionar outras questões por conta própria.
Amplia a capacidade de concentração
A palavra concentração aparece muito quando o assunto é roteiro de estudos. Mas é justamente porque ela é uma das principais características desenvolvidas quando a criança segue o planejamento, já que ela se organiza para pensar sobre um tema de cada vez.
Mais tarde, essa percepção refletirá em outras atividades. Ela fará exercícios e provas de maneira mais concentrada e terá menos dificuldades em compreender os conteúdos.
Eleva a produtividade e o desempenho
Com menos dificuldades presentes no dia a dia, é claro que ela se tornará muito mais produtiva. O que não significa que ela passará o dia inteiro estudando.
Pelo contrário, ela conseguirá finalizar suas tarefas dentro do horário proposto. E assim, terá uma rotina mais saudável, com tempo para brincar, praticar esportes, assistir televisão e muito mais.
Como criar um roteiro de estudos que funciona?
E então, como fazer um roteiro de estudos eficaz? Aqui estão algumas dicas que poderão ajudar bastante na adaptação da criança.
Desenvolva uma lista de tudo
O primeiro passo é ajudar o pequeno a desenvolver uma lista de tudo o que precisa ser feito ao longo da semana. Confira os cadernos para verificar se nada ficou de fora e não se esqueça de separar tudo por disciplina.
Faça metas de curto e longo prazo
Em seguida, sente-se com a criança para traçar metas de curto e longo prazo. Se ela tem uma prova na semana seguinte, por exemplo, essa é uma meta de curto prazo, que precisa ser cumprida com antecedência. Mas se há uma pesquisa para ser entregue em duas semanas, a programação pode ser dividida por etapas.
Separe as prioridades
Ensine a criança a entender e separar suas prioridades. O que deve ser cumprido primeiro e por quê? Ao ter esse entendimento, ela saberá identificar dificuldades e facilidade e aos poucos vencerá os desafios sozinha.
Crie janelas de estudos
As janelas de estudos são muito importantes para que a criança descanse. Alguns dias serão mais pesados do que outros, então pequenos intervalos podem ajudá-la a render mais.
Destaque pontos mais importantes
Mostre para a criança que, ao estudar determinada matéria, destacar pontos importantes é uma estratégia excelente para dominar o conteúdo. Ensine a destacar por cores, para incentivar a memória visual, e a identificar os pontos essenciais nos conteúdos.
Revise tudo sempre que possível
Por fim, estabeleça um momento dentro do roteiro que seja dedicado exclusivamente a revisões. Ele pode ser diário, por exemplo, para que a criança revise o conteúdo ministrado na aula do dia. Ou então, por disciplinas e dias. Veja o método que funciona melhor.
Pronto! Viu só como não é complicado desenvolver um roteiro de estudos para crianças? Com essas dicas, você conseguirá elaborar um excelente documento e incentivar o gosto pelas atividades escolares.
Se você gostou do que aprendeu por aqui, aproveite para saber mais. Confira também 5 dicas da neurociência para potencializar os estudos!