Você vai receber convidados ou celebrar o final de mais um ciclo em outro local? Natal e Ano novo são sinônimos de celebração, momento de confraternizar com a família e pessoas queridas. No entanto, a pandemia de Covid-19 causada pelo novo coronavírus ainda se faz presente e os cuidados sanitários devem ser mantidos para reduzir o risco de contaminação e minimizar as chances de transmissão, principalmente com a população idosa que faz parte do grupo de risco e é mais suscetível ou vulnerável à casos graves da doença.
Em 2021, com o avanço da vacinação será possível que os idosos participem de reuniões pequenas seguindo as recomendações e protocolos de segurança, pois para os idosos as festas de fim de ano geralmente despertam diversos sentimentos e lembranças, realizar a inclusão do idoso nas festividades auxilia neste momento de melancolia. A interação, especialmente com os entes queridos, pode tornar esta época muito mais alegre e acolhedora.
É preciso ter muita atenção ao fazer a integração do idoso nesses eventos, para que não sejam desencadeados momentos de estresse que podem afetar a sua saúde física e mental, principalmente em época de pandemia, zelando por sua segurança e o bem estar. Pedir ajuda com o cardápio ou a decoração, faz com que o idoso participe desses momentos sem precisar se expor à covid-19. É importante que o idoso e familiares estejam com as vacinas em dia, principalmente a vacina contra Covid-19 e a vacina da gripe para reduzir as idas aos hospitais e evitar contágio.
Veja as principais recomendações para que os idosos participem das festividades com segurança:
- Limitar o número de convidados de acordo com o espaço, evitar aglomerações e manter a distância de, pelo menos, 2 metros entre os participantes.
- Dê preferência a locais abertos ou bem ventilados.
- Lave as mãos com frequência durante as festas com água e sabão ou álcool.
- Após tocar em objetos que estejam sendo compartilhados com outros convidados (como utensílios para servir a comida, jarras e garrafas), lave as mãos com água e sabão ou álcool.
- Oriente os convidados a não se sentarem todos reunidos na hora da ceia e organize espaços separados para pessoas que moram juntas, priorizando os idosos.
- Caso ofereça bebidas, disponibilize-as em embalagens individuais (latas ou garrafas), arrumadas em baldes com gelo, para que as pessoas possam se servir sozinhas.
- Deve evitar encontros pessoas que apresentarem sintomas relacionados à Covid-19 ou já tem o diagnóstico da doença, mantenha isolamento domiciliar.
- A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou uma cartilha contendo diversas orientações relacionadas à prevenção de covid-19 nas festas de fim de ano. Se proteja e proteja sua família!
Assinam este artigo:
Sabrina Aparecida da Silva
Estudante de graduação do curso de bacharelado em gerontologia pela escola de artes, ciências e humanidades da Universidade de São Paulo, integrante do grupo de pesquisa de indicadores de vacinação em idosos 80+ com comorbidades (PIVIC80+). Atuou como monitora da oficina USP60+: “Plataforma supera online: a estimulação cognitiva para a promoção do envelhecimento ativo.
Profa. Dra.Thais Bento Lima Silva
Gerontologa formada pela Universidade de São Paulo-USP. Docente do curso de Graduação em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), Coordenadora do curso de pós-graduação em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS), pesquisadora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e diretora científica da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG). Membro da diretoria da Associação Brasileira de Alzheimer- Regional São Paulo. Diretora científica da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG). É assessora científica e consultora do Método Supera.
Interessante não é mesmo? Clique AQUI e agende sua aula grátis !