Metodologia
METODOLOGIA
Ferramentas educacionais
Nas parcerias, o Método Supera trabalha com o Ábaco, Cálculo Mental, Módulo Abrindo Horizontes e Jogos (as dinâmicas são opcionais).
Ábaco
É um instrumento de cálculo milenar de origem oriental, sendo o principal instrumento pedagógico do Método Supera.
Competências desenvolvidas: concentração, velocidade de raciocínio, habilidade motora, perseverança e disciplina.
Cálculo mental
Os alunos gradativamente passam a desenvolver a visualização do ábaco na mente para efetuar os cálculos.
Competências desenvolvidas: concentração, velocidade de raciocínio, perseverança e o desenvolvimento do lado direito do cérebro.
Módulo Abrindo Horizontes
Composto por apostilas com exercícios que envolvem raciocínio lógico, pensamento lateral, desafios matemáticos, soluções inteligentes e passatempos.
Competências desenvolvidas: interpretação de leitura, raciocínio lógico-matemático, pensamento lateral e estratégias de abordagem. Com essas habilidades os alunos adquirem grande capacidade em solucionar problemas de forma rápida, criativa e inovadora.
Jogos
São instrumentos de aprendizagem lúdica que levam à evolução do pensamento à ação e oportunizam vivências ricas e desafiadoras. O Supera utiliza 40 jogos, individuais e coletivos, selecionados de forma a otimizar o desenvolvimento das competências propostas.
Competências desenvolvidas: raciocínio lógico-matemático, pensamento lateral, estratégias de abordagem, abstração, criatividade, competitividade e trabalho em equipe.
Objetivos Gerais
Desenvolver a capacidade cognitiva, social e emocional dos alunos.
Potencializar as capacidades de criar, concentrar, raciocinar e perseverar.
Desenvolver habilidades para interpretar, refletir, compreender e memorizar todas as situações vivenciadas.
Desenvolver no indivíduo disciplina e hábitos de estudo através da organização da utilização do tempo.
Melhorar o desempenho escolar e levar os alunos a agir, refletir e conquistar resultados que enriqueçam sua vida, elevem sua autoconfiança e autoestima.
Ampliar o interesse, a capacidade de absorção e retenção do conteúdo da grade curricular em todas as áreas do conhecimento.
Desenvolver e potencializar competências e habilidades fundamentais para o mundo globalizado e para as exigências do mercado de trabalho.
Ampliar o universo dos alunos, investindo em situações de aprendizagem estimuladoras.
Aulas
São agradáveis e desafiadoras, desenvolvendo as competências de forma atrativa. São divididas em dois momentos: no primeiro, trabalha-se o Ábaco e o Cálculo Mental, no segundo, as atividades do módulo Abrindo Horizontes e os Jogos.
Individualidade
A metodologia é individual, onde cada aluno desenvolve suas competências de acordo com sua velocidade. O professor exerce o papel de facilitador, intervindo apenas em momentos específicos.
Duração
Como é um método que respeita a individualidade do aluno, não há tempo específico para a conclusão dos níveis. O avanço de cada aluno dependerá do seu grau inicial de habilidades e competências e do seu empenho pessoal. O conceito é de prática e não de conclusão. Assim, quanto mais se pratica, maior será o desenvolvimento das competências trabalhadas.
Resultados
A partir do início da aplicação do método, o aluno já começa a desenvolver novas competências e a se beneficiar delas. Com aproximadamente 40 horas/aula a evolução já é perceptível e com 80 horas/aula os resultados são surpreendentes em quase todos os alunos, independente do nível atingido.
Faixa etária
A metodologia é aplicada em crianças a partir dos cinco anos de idade, jovens, adultos e melhor idade, com resultados surpreendentes. É indicada tanto para alunos com deficiências na aprendizagem, quanto para aqueles que apresentam excelente desempenho, já que todos conseguem elevar de maneira significativa o patamar de suas habilidades e competências.