Mal de Alzheimer: ginástica para o cérebro ajuda na prevenção

Publicado em: 08/02/2019 por: Assessoria de Imprensa SUPERA

A prevenção do Mal de Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas pode ser feita com a ajuda da ginástica para o cérebro. Conheça os sintomas e estágios da doença e saiba como o Alzheimer atua no cérebro e qual a melhor estratégia para combatê-lo.

Mal de Alzheimer: prevenção com ginástica para o cérebro
A ginástica cerebral é uma forma de postergar os primeiros sintomas do Mal de Alzheimer e ter qualidade de vida

Separamos para você uma série de dicas que vão te ajudar a combater todas as fases, sem precisar de remédio para memória.

Antes de saber como é possível tratar e prevenir a Doença de Azheimer, saiba um pouco mais sobre os sintomas:

Sintomas e Estágios do Mal de Alzheimer

O Mal de Alzheimer é caracterizado pela piora progressiva dos sintomas em cada estágio da doença. Desta forma, é possível saber quais são as fases do Alzheimer com base no que o paciente estiver sentindo.

Ao todo, são três fases que se apresentam: leve, moderada e grave. Os sintomas são essenciais para diagnosticar em qual estágio o paciente está.

Supera e você na Disney

Os sintomas na fase leve são perda de memória recente, dificuldade para tomar decisões, perda da noção de espaço e tempo, dificuldade para encontrar palavras em um diálogo, agressividade, diminuição do interesse por atividades que antes eram feitas com entusiasmo e, até mesmo, sinais de depressão e perda de motivação.

Na fase moderada, todos os sintomas mencionados anteriormente podem aparecer. Entretanto, vêm acompanhados de dificuldades mais evidentes em atividades cotidianas.

Exemplo disso é que, quem estiver na fase moderada da Doença de Alzheimer, apresenta esquecimento de fatos mais importantes, nomes de pessoas próximas, incapacidade de fazer as atividades do dia a dia, dificuldade para se expressar com clareza, ideias que não fazem sentido, alucinações e alterações no humor ou comportamento.

Por fim, na fase grave, o paciente não reconhece as pessoas próximas, não consegue se alimentar, se orientar em um espaço conhecido ou entender o que está acontecendo ao redor. Na fase mais avançada, a doença também interfere na capacidade de locomoção e de conter as fezes e urina.

Como o Mal de Alzheimer atua no cérebro

O Mal de Alzheimer atua diretamente no funcionamento do cérebro, pois causa a perda de tecido e morte das células nervosas principais, que são necessárias para que todas as funções sejam exercidas normalmente.

Desta forma, os tecidos de um cérebro com a doença possuem menos células nervosas e sinapses do que um cérebro saudável.

O córtex cerebral encolhe; com isso, diversas áreas do cérebro são afetadas. As partes responsáveis pelas memórias, planejamento e pensamento são comprometidas com a Doença de Alzheimer.

Com o passar do tempo, o Mal de Alzheimer se torna uma doença que vai muito além de falta de memória. Todas as funções do cérebro acabam sendo comprometidas em uma fase mais grave da doença.

Ginástica para o Cérebro para retardar o Mal de Alzheimer

A ginástica cerebral para combater o Mal de Alzheimer e prevenir a doença antes que ela dê os primeiros sinais é fundamental. A atividade é nada mais, nada menos que manter um nível de atividade intelectual elevado.

Dentre essas atividades, devem ser feitos exercícios estimulantes, em que a pessoa se sinta bem fazendo algo divertido. Conforme a ginástica cerebral for ficando fácil, o ideal é aumentar o grau de dificuldade, da mesma forma que ocorre em uma academia para o corpo.

No caso do público 60+, a ginástica cerebral foca em exercitar o raciocínio rápido, a memória e a independência do paciente, evitando que o Alzheimer atinja o cérebro.

Com o Método Supera, além da memória melhorar consideravelmente, a criatividade e a concentração são exercitadas diretamente. Desta forma, quem fizer os exercícios vai notar também melhoras na autoestima e até mesmo, na vida social. É um exercício completo!

Equipe de Comunicação Método SUPERA

Quer ver esse artigo em vídeo?

Assessoria de Imprensa SUPERA

Supera - Ginástica Cerebral, Pratique! Curso para todas as idades

Mantenha-se atualizado.
Assine nossa Newsletter

Posts Relacionados