SUPERA – Ginástica para o Cérebro

Os melhores jogos para idosos: confira as nossas dicas!

Os jogos para idosos são ferramentas poderosas para estimular as capacidades cognitivas. Afinal de contas, o jogo traz a sensação do desafio, dá a sensação de vitória, superação, prazer e parceria. 

jogos para idosos

Nesse sentido, os jogos para idosos trazem benefícios incríveis (não apenas para idosos, mas para pessoas de todas as idades!), como o aumento da rapidez do raciocínio e memória, autoconfiança, sentimentos de alegria, prazer e rejuvenescimento, socialização, diminuição da depressão, além de postergar o aparecimento dos sintomas de doenças degenerativas, como a Doença de Alzheimer.

Como você vê, para evitar debilitação e doenças cerebrovasculares, é importante realizar atividades de estimulação cognitiva, como é o caso dos jogos. Então confira nossa lista de jogos para idosos e comece a brincar agora mesmo!

10 melhores jogos para idosos:

Adivinhação

Os jogos de adivinhação podem ser jogados de diversas maneiras e contextos. A partir de uma questão, ganha quem acertar as respostas. Pode ser um enigma, lembrança de datas e fatos, nomes de música e filmes. A criatividade é o limite

O mais divertido é que esse jogo pode ser feito em duplas, individualmente ou em grandes grupos, envolvendo a família e os amigos.

Bingo

Todo mundo sabe o que é um bingo ― aquele jogo em que alguém “canta” os números e os demais preenchem as cartelas numeradas. Mas cada um pode criar suas próprias regras e temas. Esse jogo para idosos desperta a atenção, o foco, a memória e o senso de espacialidade para preencher corretamente a cartela.

Forca

Hangman é um jogo muito animado para dois ou mais jogadores. Um jogador cria uma palavra, frase ou sentença e os demais sugerem letras dentro de um certo número de palpites.

Jogo da memória

Você sabia que pelo menos 20% dos pacientes de Covid-19 relataram dificuldades de foco, atenção e memória? Por isso, esse jogo pode ajudar também em sua recuperação caso esteja enfrentando esse problema. 

É um clássico: cartas com desenhos e/ou letras são viradas e o objetivo é formar pares. Para ganhar é preciso se lembrar de onde estão as cartas iguais ao longo do jogo.

Jogo dos sete erros

Duas imagens com 7 pequenas diferenças ou erros entre uma e outra. Tentar encontrar quais são é o desafio. Ou seja, um excelente jogo para idosos estimularem a atenção, percepção e o raciocínio lógico para enxergar as diferenças em duas imagens que parecem ser iguais.

Jogos de cartas e dominó

Ambas as atividades lidam com números, contagem e formação de sequências. Logo, são jogos para idosos que estimulam o pensamento lógico, raciocínio, memória, construção de estratégia, foco, autocontrole, entre outros.

Mímica

Um dos jogos mais divertidos de todos os tempos, pode reunir a família toda. A partir de uma palavra ou tema, um indivíduo começa a fazer mímicas sobre o que está sendo proposto e os demais tentam adivinhar. Fica muito mais legal quando os jogadores estão em grupos.

Palavras cruzadas

Além da diversão, as palavras cruzadas são um excelente exercício cerebral e podem manter os níveis cognitivos em alta, além de prevenir doenças cerebrais. Além disso, são excelentes para melhorar o reconhecimento visual e aprimorar suas habilidades de memória de curto prazo.

Quebra-cabeça

Montar um quebra-cabeça fortalece as conexões cerebrais da memória de curto prazo, pois é preciso se lembrar das peças (formato e característica como cores e desenhos) antes de montar um quebra-cabeça. Por isso, é especialmente importante para adultos mais velhos. 

Xadrez

O xadrez exige muito poder do cérebro, ajudando a aumentar suas potencialidades. Como as regras são minuciosas e o jogo exige muita estratégia, é uma ótima maneira de estimular muitas habilidades cognitivas e socioemocionais.

Você conheceu vários jogos para idosos, agora basta inseri-los na sua rotina. Se possível, dedique-se todos os dias a eles, especialmente aqueles que podem jogar a sós. Para os jogos em grupo, crie momentos com amigos e familiares, como um café da tarde ou jantar.

Se você chegou até aqui, recomendamos entender também como manter a qualidade de vida, apesar do envelhecimento do cérebro, que pode ser muito saudável!

Sair da versão mobile