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Gestão de tempo e produtividade: 4 práticas mais eficientes!

A gestão de tempo é uma grande aliada na produtividade. A procrastinação e a dificuldade de executar as tarefas do dia a dia são desafios enfrentados pelos estudantes e profissionais de diferentes setores.

A grande dúvida é: como evitar a procrastinação e implementar boas práticas de gestão do tempo? A boa notícia é que existem ferramentas que podem ajudar.

Neste artigo, você vai entender o que é a gestão do tempo e quais são as principais ferramentas que podem ser utilizadas para fazer uso inteligente do tempo. Acompanhe e confira!

O que é gestão do tempo?

Gestão do tempo é um termo utilizado para se referir ao conjunto de técnicas aplicadas com o objetivo de garantir o melhor aproveitamento do tempo, uma performance profissional e nos estudos.

Assim, aplicando boas práticas de gestão de tempo e produtividade, você consegue realizar suas tarefas diárias com eficiência. Podemos dizer que elas ajudma a “aproveitar melhor o tempo disponível”.

4 maneiras de fazer uma boa gestão do tempo

Provavelmente, você já teve aquela sensação de que o dia passa muito rápido e “faltam horas no seu dia” para terminar as tarefas. Esse sentimento, geralmente, está associado à dificuldade de gerenciar o tempo.

A boa notícia é que existem algumas técnicas, já testadas e comprovadas, que podem ser utilizadas para auxiliar no melhor aproveitamento do tempo. A seguir, explicamos as principais e como elas podem ser aplicadas. Confira!

1. Método GTD

O Método Getting Things Done (GTD) parte da premissa de que você pode alcançar a tranquilidade a partir do momento que consegue ter um controle sobre a execução das suas tarefas.

Considerada uma das técnicas de gestão de tempo mais conhecidas do mundo, ela estabelece cinco passos a serem seguidos:

2. Método Kanban

Outra técnica de gestão de tempo bastante conhecida pela sua eficácia é o Método Kanban. Utilizado no gerenciamento de processos, o Kanban é muito popular em empresas, porém, pode ser aplicado também como estratégia de planejamento de atividades e tarefas do dia a dia.

Esse método visual e totalmente adaptável consiste no agrupamento de tarefas em quadros divididos por listas. O Kanban pode ser feito manualmente em um quadro com notas autoadesivas reposicionáveis ou com a ajuda de um software.

As tarefas são escritas em cartões e transferidas para os quadros seguindo a evolução da atividade. Um exemplo prático: crie um quadro com três listas: “a iniciar”, “em andamento” e “concluído”. Conforme as atividades vão evoluindo, você as reposiciona em sua respectiva lista.

3. Método Pomodoro

O Método Pomodoro é outra ferramenta de gestão de tempo e produtividade amplamente utilizada, tanto nos estudos quanto no trabalho, e considerada bastante eficiente.

A ideia da técnica, criada em 1980, é dividir os fluxos de trabalho ou estudo em intervalos de tempo de 25 minutos. Esses intervalos são chamados de “pomodoro”. A ideia é estimular o foco e contribuir para a agilidade no funcionamento do cérebro. Confira como aplicar o método pomodoro na prática:

  1. liste as tarefas que você precisa realizar ao longo do dia em ordem de prioridade;
  2. programe o cronometro do seu celular para 25 minutos;
  3. selecione a primeira tarefa, inicie o cronômetro e trabalhe nela sem interrupções por 25 minutos — é fundamental que você mantenha o foco durante esse intervalo temporal;
  4. ao término dos 25 minutos, faça uma pausa de cinco minutos — neste momento, você pode tomar um café, fazer um alongamento ou ir ao banheiro, por exemplo;
  5. ao fim do intervalo de cinco minutos, retome sua tarefa, iniciando mais um “pomodoro”. Ao final de cada pomodoro, você deve fazer o intervalo de cinco minutos;
  6. Após quatro pomodoros, a ideia é fazer uma pausa mais longa, de trinta minutos. Decorrido o prazo de descanso, recomece a tarefa;
  7. Concluída a tarefa, siga para a próxima atividade listada.

A ideia do método é manter o seguinte fluxo de 25 + 5 + 25 + 5 + 25 + 5+ 25 + 30. Sendo 25 (pomodoro — execução das suas tarefas), 5 (pausa curta) e 30 (pausa longa).

4. Matriz de Eisenhower

Por fim, a quarta sugestão de técnica aplicável para a gestão do tempo é a Matriz de Eisenhower.

Criada pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Dwight Eisenhower, ela foca na identificação das prioridades em suas tarefas. Ou seja, quando você não sabe estabelecer prioridades, fica perdido nas suas obrigações e acaba caindo na procrastinação e no atraso.

A premissa da Matriz é listar suas atividades e identificar o nível de prioridade de cada uma. A partir daí, você define o que é o urgente e o que é importante, colocando essas tarefas em ordem prioritária de execução.

Por que uma boa gestão de tempo pode elevar a sua produtividade?

A gestão de tempo é uma aliada no combate à procrastinação, uma das grandes vilãs da produtividade. Por isso, é indispensável conhecer e aplicar técnicas que ajudem a elevar a sua produtividade.

Além das dicas que apresentamos, você também pode fazer uso de softwares para organização das suas atividades, como o Trello, o Evernote e o Google Calendar.

Com a aplicação de boas práticas de organização, você consegue cumprir suas obrigações sem estresse, enquanto desenvolve suas habilidades profissionais. Por isso, mantenha o foco na busca constante pela sua evolução pessoal e no trabalho.

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