Como as festas de fim de ano afetam seu cérebro?

Publicado em: 19/12/2022 Por Assessoria de Imprensa SUPERA

As festas de fim de ano são datas muito importantes para alguns, mas para outros nem tanto. Mas, o fato é que de um jeito ou de outro, elas afetam o cérebro, independente da sua experiência!

As festas de fim de ano e o cérebro

O fim de ano chegou e com ele as tão esperadas festas de fim de ano!

Tanto o Natal quanto o Ano Novo são datas muito especiais para as pessoas, principalmente pela troca de presentes, reencontros com parentes e amigos distantes, comidas deliciosas na mesa e uma sensação de dever cumprido do ano que se passou.

Mas estas festas também podem ser estressantes para alguns. Por isso, não importa, a experiência do Natal e Ano Novo vai afetar o cérebro de uma forma ou de outra.

Festas de ano novo

Como o cérebro reage positivamente ao Natal e Ano Novo?

Alguns aspectos da época de festas podem afetar o cérebro tanto positivamente quanto negativamente.

O espírito festivo, por exemplo, pode influenciar alguns dos neurotransmissores do cérebro, como a dopamina e a serotonina, afetando os níveis de felicidade.

A dopamina está envolvida com o comportamento impulsionado por recompensas e busca de prazer, enquanto a serotonina aumenta os sentimentos de valor e pertencimento. Sendo assim, a alegria que as festas proporcionam pode ser resultado da química do cérebro.

O fato de ser uma época tradicionalmente conhecida por dar e receber presentes também afeta o cérebro de maneira positiva. A generosidade tem sido associada ao circuito de recompensa do cérebro, causando a liberação de dopamina e endorfinas.

Criar vínculos com a família e os amigos também é outro fator positivo para o cérebro. Por ser uma época que envolve encontrar entes queridos, o vínculo entre as pessoas pode resultar na liberação do hormônio ocitocina no cérebro.

Conhecido como “hormônio do amor”, a ocitocina estimula o comportamento materno, a confiança e o apego social, explicando a sensação calorosa e aconchegante que as festas oferecem.

Como o cérebro reage negativamente às festas de fim de ano?

Porém, como nem tudo são flores, há aspectos negativos ao cérebro, como o estresse, que as festas geram ao encontrar lugares sempre cheios, casa cheia, ter que fazer comida para ceia.

O estresse pode exercer uma resposta física ao corpo com a liberação automática de adrenalina e cortisol, que possuem efeito profundo no hipocampo, diminuindo a memória e a capacidade de alternar entre tarefas.

O excesso de comida que as festas oferecem também tem um efeito negativo, já que comer demais pode afetar ao cérebro.

A comida em demasia ativa uma via que liga o hipotálamo ao sistema imunológico, levando a uma resposta imunológica e inflamação de baixo grau, o que explica a sensação de mal-estar após comer demais.

O fato é, que as festas de fim de ano são muito prazerosas, mas claro, se feitas com moderação, respeitando o corpo e mente.

Compartilhar este artigo
  • X
  • LinkedIn
  • Share

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Visualizar os 5 comentários

5 comentários para "Como as festas de fim de ano afetam seu cérebro?"

Faça um comentário

  • Lourdes Collina disse:

    Sempre foi uma data triste e de treflexões para mim, pois sempre priorizada quem era sozinho e os desamparados.
    Hoje para mim, só penso no meu falecido marido e qto dói não ter mais ele nem meus pais. Estou escrevendo isto e chorando. Porque o que tanto me comovia nos outros agora é comigo. Tudo é tão efêmero..

  • Creuza tolefin disse:

    Estressante devido aos preparativos, prefiro algo mais simples

  • Maria Helena Barbosa de Oliveira disse:

    Não sou muito de festas. Não gosto de muito barulho e muita gente
    Me sinto incomodada, pois as pessoas exigem que eu tenha a mesma animação, mas não me sinto assim..acabo me isolando

  • marilucia leite cardoso disse:

    Hoje foi um dia muito triste. Eu conversei com Deus pedindo pra que fosse aliviada tanta tristeza, pois estava desgostosa da vida. Mas confirmava quando lia as msgs, dizendo, é verdade.

  • Marta disse:

    Gostei muito do texto!!!!
    Exatamente assim o que acontece!!!
    Muita PAZ e muito AMOR… É o que esperamos!!!

SUPERA PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SUPERAEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.