Há 115 anos o Dr. Alzheimer estudou pela primeira vez o cérebro de uma paciente diagnosticada com a doença que viria a ter o seu sobrenome. De 1906 até os dias de hoje, ainda não descobrimos a cura, mas desenvolvemos intervenções não medicamentosas e reunimos informações essenciais para o cuidado dos pacientes diagnosticados com a Doença de Alzheimer (DA).
E qual é o poder da leitura neste contexto do conhecimento da Doença de Alzheimer?
Ler livros, escrever e participar de atividades mentalmente estimulantes, independentemente da idade que você possua, podem ajudar a manter a memória e as habilidades cognitivas “intactas”, segundo estudos publicados na conceituada Neurology, revista científica que possui mais de seis mil estudos sobre o assunto.
As descobertas ao longo do tempo aumentam as evidências de que desafios mentais, como a leitura de um livro, ajudam a preservar a saúde do cérebro e evitam os sintomas da Doença de Alzheimer (DA) na velhice. E estudos mais recentes, exemplo do que foi publicado em maio de 2021 na Neurology, documenta que um estilo de vida cognitivamente ativo na velhice pode atrasar o início da demência da DA em até 5 anos (fonte do estudo: AQUI ).
Neste contexto, evidencia-se a importância da leitura de livros como uma ferramenta para estimulação cognitiva e, ao mesmo tempo, recurso para obter mais informações acerca da DA. Quando lemos um livro aprendemos com as histórias fictícias ou reais e nos emocionamos com seus personagens e histórias, sentindo na pele e no coração o que muitos evidenciam dia a dia no cuidado com seus familiares ou pacientes diagnosticados com a DA. Os livros, assim como os filmes, tema que foi abordado em um artigo anterior , permitem-nos “mergulhar” em um universo diferente, experimentando emoções por meio da empatia.
Por fim, os livros podem estimular cognitivamente o seu leitor e o auxiliar na busca por mais informações acerca da Doença de Alzheimer. Permitindo-nos acessar a temática, de modo técnico e/ou lúdico, a depender do tipo de livro que você escolher. Estes também serão uma boa estratégia de introdução ao conteúdo, para que estigmas sejam superados e que haja um maior entendimento sobre a doença, fazendo do momento de lazer um espaço de conscientização e informação.
A seguir, três livros interessantíssimos, com os quais você pode aprender, emocionar-se e, ao mesmo tempo, estimular-se cognitivamente ao ler sobre o assunto. E, em seguida, dois ebooks com exercícios de estimulação cognitiva que podem ser utilizados em casa.
Livro 1. Direitos dos pacientes com Alzheimer
Sinopse: Sabemos que a batalha contra a doença de Alzheimer é grande, e que assim, surgem as dificuldades, adiante, as preocupações com a saúde, e consequentemente os impasses financeiros, sendo que a doença exige tratamentos específicos, consultas em diversas especialidades, fisioterapias, exames, medicações de alto custo, entre outros.
Confira mais detalhes AQUI
Livro 2. Mundo interior
Sinopse: Em uma agência de tecnologia, cientistas desenvolvem uma máquina neurológica capaz de acessar o sistema nervoso central por completo, uma quebra de qualquer limitação! Bloqueio de aprendizagem, sequelas provocadas por acidentes ou naturais como AVC, e talvez a cura para o Alzheimer. Contudo, em um mundo onde apenas evolução e ciência tem relevância, irão descobrir que ignorar a natureza humana, é um grande erro.
Confira mais detalhes AQUI
Livro 3. Vou me esquecer desse Natal
Sinopse: Após descobrir algo que definirá o curso de sua vida, dona Inês decide, depois de seis anos sem comemorar o Natal com os familiares, preparar a maior festa de Natal já vivida por eles. Surpresos com o convite inesperado e sem saber o motivo para tal, alguns parentes se preparam (ou não) para tentar comemorar a data da melhor maneira possível… em família.
Confira mais detalhes AQUI
E-book 01. Exercícios de estimulação cognitiva: atividades com poemas e poesias.
Link do Ebook, para acessá-los gratuitamente:
Ebook 02. Exercícios de estimulação cognitiva: atividades com músicas.
Link do Ebook, para acessá-los gratuitamente:
Chegamos ao fim de mais um artigo! E aí, você já leu algum desses livros? Qual livro ou quais livros você indicaria? Faça um comentário, ficaremos felizes em lê-lo!
Atenção! Os 03 livros indicados, temporariamente terão suas versões em ebook (livros online) disponíveis gratuitamente, reservando-se a empresa detentora de seus direitos autorais de a qualquer momento retirar sua gratuidade.
Confira aqui dois ebooks gratuitos sobre o Alzheimer, clique AQUI e AQUI
Assinam este artigo
Manuela Lina da Silva
Gerontóloga pela Universidade de São Paulo (USP), com realização de intercâmbio de Graduação pelo Programa de Mobilidade Acadêmica em Gerontologia da Escola Superior de Saúde (ESSa) do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) – Portugal. Exerceu estágio-voluntário na Santa Casa de Misericórdia de Bragança – Portugal e foi bolsista no Projeto Bairro Amigo do Idoso – Brás/Mooca (SP).
Tiago Nascimento Ordonez
Gerontólogo pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Estatística Aplicada pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Exerceu a função de Gerontólogo na Prefeitura de São Caetano do Sul entre os anos de 2014 a 2016. E esteve como coordenador do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFVI) da Prefeitura de Diadema entre 2017 e 2020. Atualmente é membro da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG).
Profa. Dra. Thais Bento Lima-Silva
Docente do curso de Graduação em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), Coordenadora do curso de pós-graduação em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS), pesquisadora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e diretora científica da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG). Membro da diretoria da Associação Brasileira de Alzheimer- Regional São Paulo. É assessora científica e consultora do Método Supera.