SUPERA – Ginástica para o Cérebro

24 de janeiro: Dia dos Aposentados; conquistas e desafios da data

O dia 24 de janeiro é uma data especial destinada aos aposentados, um momento para homenagear aqueles que dedicaram grande parte de suas vidas ao trabalho e à vida profissional, contribuindo ativamente para o desenvolvimento da sociedade. O Dia do Aposentado foi estabelecido em honra à primeira legislação brasileira voltada para a previdência social, em 24 de janeiro de 1923, pelo então presidente Artur Bernardes. Essa legislação ficou conhecida como Lei Eloy Chaves.

Dia dos aposentados

A aposentadoria é um benefício previdenciário concedido aos trabalhadores que atingem determinada idade ou que cumpriram um período de contribuição ao sistema de previdência social. No contexto brasileiro, é a principal fonte de renda para a população idosa. Nos últimos anos, a condição dos idosos no contexto domiciliar tem se modificado. A família de pessoas idosas não é mais um “ninho vazio”, como esperado pela literatura, e o idoso tem desempenhado um papel importante como provedor da mesma (Camarano, 2020). A aposentadoria representa um suporte financeiro fundamental que garante o bem-estar econômico, proporcionando recursos para suas necessidades básicas, como moradia, alimentação e cuidados com a saúde.

Segundo Neri (2019), a aposentadoria refere-se à transição da vida adulta para a velhice inicial. Salvo algumas exceções, como doenças, aposentar-se não é um evento inesperado do processo de envelhecimento. As pessoas se preparam para este momento da vida fazendo planos, traçando metas e objetivos, além de participar de programas de preparação para aposentadoria (PPA).

Refletir sobre o PPA nos dias de hoje, conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), implica considerar o conceito de envelhecimento ativo e saudável. Nesse contexto, o indivíduo é preparado para não se encontrar isolado socialmente e inativo, mesmo após o término de seu vínculo empregatício.

Encerrar atividades laborais não representa o encerramento da contribuição desses indivíduos, mas sim uma transição para uma nova fase da vida. Muitos aproveitam esse momento para explorar novos hobbies, dedicar tempo à família, viajar, envolver-se em trabalhos voluntários e até mesmo empreender. Entretanto, estudos mostram que quando a aposentadoria ocorre de forma involuntária ou sem planejamentos, ela tem efeitos negativos sobre a saúde física e psicológica, relacionando-se diretamente com sintomas depressivos e comportamentais.

O Dia dos Aposentados é uma oportunidade para a sociedade repensar as percepções sobre a aposentadoria, destacando-a como uma fase de crescimento pessoal e aprendizado contínuo ao longo de toda a vida. Manter-se ativo, desafiando o cérebro constantemente, fazendo leituras, realizando atividades prazerosas e novas descobertas são aspectos importantes dessa etapa. Que celebremos não apenas o trabalho realizado, mas também a jornada que continua, cheia de novas possibilidades, aprendizados e contribuições valiosas para o bem-estar da sociedade como um todo.

Para celebrar essa data, selecionamos filmes e séries que abordam a jornada de aposentados que ressignificaram essa etapa da vida.

Sabrina Aparecida da Silva

Graduanda do curso de Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Estagiária na área de pesquisa em treino cognitivo pelo Instituto SUPERA – Ginástica para o Cérebro. Membro atuante do Grupo de Estudo em Treino Cognitivo da USP (GETCUSP). Atua como monitora da oficina “Mentes Ativas” de estimulação cognitiva da USP60+.

Profa. Dra. Thais Bento Lima da Silva- Gerontóloga formada pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do curso de Bacharelado e do Programa de Mestrado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), pesquisadora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e diretora científica da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG). Coordenadora do Grupo de Estudos em Treino Cognitivo da Universidade de São Paulo (GETCUSP). Membro da diretoria da Associação Brasileira de Alzheimer- Regional São Paulo, parceria científica do Instituto Supera de Educação.

Sair da versão mobile