Detox para o cérebro pós-festas é uma alternativa para voltar à dieta
Depois dos exageros com os pratos gordurosos e as bebidas das festas de final de ano, você precisa desintoxicar. E não é só o corpo, o cérebro também precisa desta limpeza. Mas antes de falar da dieta detox pós festas, seguem algumas opções que podem ser seguidas para que você evite exageros desnecessários:
- Combine pratos mais calóricos com saladas variadas, pois promovem a sensação de saciedade;
- Consuma leite desnatado, margarina light, iogurte desnatado, maionese light, ricota ou queijo branco e creme de leite light. Dê preferência às preparações assadas e grelhadas. Cuidado com os molhos e a maionese!
- Escolha frutas para a sobremesa. Escolha as frutas da época, pois costumam ser mais baratas;
- Faça lanches pela manhã para não ficar com muita fome na hora do almoço. Você pode consumir frutas, cereais integrais e queijo light;
- Peixes e peito de peru contribuem para um cardápio menos calórico;
- Cuidado com os panetones! Eles ainda persistem nas prateleiras mesmo após as festas de fim de ano. Neste caso, a melhor opção é o panetone light.
Detox para o cérebro começa com hidratação adequada
Depois que passarem as festas, mesmo se não tiver abusado muito, é importante seguir algumas dicas para realizar o “detox para o cérebro”. O primeiro passo é uma hidratação adequada, com água em grande quantidade, sucos naturais, chás gelados e água de coco. Lembre-se que precisamos de no mínimo seis copos de líquidos por dia. Sucos detox também devem ser incluídos. Seguem algumas sugestões:
2017– Laranja, couve e gengibre;
– Suco de uva, limão e canela;
– Melão e castanha-do-Pará;
– Melancia, linhaça e gengibre;
– Beterraba, cenoura e maçã;
– Abacaxi, hortelã e farinha de linhaça;
– Morango, água de coco e linhaça;
– Limonada e couve.
Outro lembrete é o consumo de folhas verdes e legumes. Prefira os itens crus ou cozidos com pouco tempero. Evite excesso de sal e temperos industrializados. Acrescentar na preparação os ingredientes gordurosos, como excesso de óleo ou banha, também são adequados.
Na escolha dos carboidratos, a preferência deve ser pelos complexos, como pão e arroz integral, além de farelos e sementes.
Carnes devem ser magras, assadas ou grelhadas. Evite frituras. Leite deve ser desnatado e deve ser evitado o uso do açúcar refinado.
Outra dica importante para o detox para o cérebro é escolher alimentos termogênicos, que aceleram o metabolismo. Além da dieta, praticar atividades de lazer e atividade física regular também são essenciais. Inicie o ano procurando um nutricionista, pois é o único profissional que pode montar a dieta adequado ao seu estilo de vida.