SUPERA – Ginástica para o Cérebro

“Despertando a Sociedade” reúne mais de 700 pessoas no Teatro Gazeta, em SP

Saúde do cérebro, cuidado e amor. Estes foram os eixos norteadores das palestras apresentadas no evento “Despertando a Sociedade para a Saúde do Cérebro”, realizado no último sábado (21) – Dia Mundial do Alzheimer –, que lotou todos os assentos do Teatro Gazeta, em São Paulo, reunindo mais de 700 participantes.

“Despertando a Sociedade” reúne mais de 700 pessoas no Teatro Gazeta, em SP - SUPERA - Ginástica para o Cérebro
Evento cumpriu a missão de conscientizar a população e lotou teatro com participantes de todas as idades

O evento teve apoio da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) e Associação Brasileira de Gerontologia.

Destaques da manhã, as atrizes e embaixadoras da marca, Nicette Bruno e Beth Goulart compartilharam suas experiências com três familiares acometidos pelo Alzheimer, e enfatizaram a importância do afeto durante o processo. Elas foram as estrelas do painel “Cuidadores e família – Carinho, afeto e não abandono”.

Para Beth Goulart, conforme a doença avança, há uma comunicação que vai além das palavras e se baseia em gestos e olhares, proporcionando aprendizado também ao familiar, que enxerga a importância de viver bem com as pessoas que nos rodeiam.

2019

Para conduzir a conversa e trazer um viés profissional, a gerontóloga parceira do SUPERA, Thaís Bento Lima participou do painel abordando a necessidade de criação de estratégias para “cuidar dos cuidadores”.

Segundo ela, é importante atentar-se para não infantilizar o idoso acometido com a doença e valorizar sempre sua história de vida.

Também participaram do evento as doutoras Jerusa Smid e Sônia Brucki, neurologistas da USP (Universidade de São Paulo), no painel intitulado “Alzheimer e Demências – Uma preocupação mundial”.

Beth Goulart e Nicette Bruno falaram sobre suas percepções pessoais sobre a conscientização e prevenção da doença do Alzheimer, junto com a gerontóloga Thais Bento Lima.

Jerusa ressaltou a diferença entre demência e Alzheimer, abordou fatores de risco e sintomas da doença, como alterações cognitivas, psiquiátricas, comportamentais, desorientação temporal/espacial e agitação ao entardecer.

Já Sonia explicou como as conexões cerebrais se desenvolvem e como esse fenômeno ajuda a postergar o aparecimento dos sintomas da doença. Ou seja, manter a mente ativa com atividades que promovam novidade, variedade e desafio crescente, são de fato efetivas para envelhecer com saúde de acordo com a médica.

“Eu gostei muito do evento e das informações apresentadas. As médicas tiraram todas as dúvidas que eu tinha sobre o assunto e as falas da Nicette Bruno e da Beth Goulart me emocionaram! Entendi que a prevenção tem que acontecer ao longo de toda a vida e acredito ser muito importante falarmos sobre isso, principalmente para os mais jovens”, conta Jovina Maria, participante do evento.

Para finalizar o evento, os participantes foram convidados a participar de uma caminhada com balões até o Parque Trianon com o objetivo de, literalmente, “despertar a população para a importância de cuidar da saúde do cérebro”.

Participantes realizaram uma caminhada simbólica pelas ruas da Avenida Paulista, em SP.

Ao chegar no destino, ainda animados, pessoas de todas as idades foram convidadas a se alongar e dançar para manter corpo e mente em equilíbrio, pilares para uma vida saudável, ativa e feliz.

Pensando nas pessoas em todo o Brasil, fora do estado de São Paulo, o SUPERA realizou uma live via Facebook e YouTube oficiais da marca que exibiu o evento do início ao fim em tempo real. Até o fechamento desta matéria, o vídeo contava com mais de 4 mil visualizações. Assista: http://bit.ly/live-despertando-o-cerebro.

Isabella Rabelo – Assessoria de Imprensa e Comunicação Método SUPERA

Sair da versão mobile