Saúde do cérebro, cuidado e amor. Estes foram os eixos norteadores das palestras apresentadas no evento “Despertando a Sociedade para a Saúde do Cérebro”, realizado no último sábado (21) – Dia Mundial do Alzheimer –, que lotou todos os assentos do Teatro Gazeta, em São Paulo, reunindo mais de 700 participantes.

O evento teve apoio da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) e Associação Brasileira de Gerontologia.
Destaques da manhã, as atrizes e embaixadoras da marca, Nicette Bruno e Beth Goulart compartilharam suas experiências com três familiares acometidos pelo Alzheimer, e enfatizaram a importância do afeto durante o processo. Elas foram as estrelas do painel “Cuidadores e família – Carinho, afeto e não abandono”.
Para Beth Goulart, conforme a doença avança, há uma comunicação que vai além das palavras e se baseia em gestos e olhares, proporcionando aprendizado também ao familiar, que enxerga a importância de viver bem com as pessoas que nos rodeiam.
Para conduzir a conversa e trazer um viés profissional, a gerontóloga parceira do SUPERA, Thaís Bento Lima participou do painel abordando a necessidade de criação de estratégias para “cuidar dos cuidadores”.
2019Segundo ela, é importante atentar-se para não infantilizar o idoso acometido com a doença e valorizar sempre sua história de vida.
Também participaram do evento as doutoras Jerusa Smid e Sônia Brucki, neurologistas da USP (Universidade de São Paulo), no painel intitulado “Alzheimer e Demências – Uma preocupação mundial”.
Jerusa ressaltou a diferença entre demência e Alzheimer, abordou fatores de risco e sintomas da doença, como alterações cognitivas, psiquiátricas, comportamentais, desorientação temporal/espacial e agitação ao entardecer.
Já Sonia explicou como as conexões cerebrais se desenvolvem e como esse fenômeno ajuda a postergar o aparecimento dos sintomas da doença. Ou seja, manter a mente ativa com atividades que promovam novidade, variedade e desafio crescente, são de fato efetivas para envelhecer com saúde de acordo com a médica.
“Eu gostei muito do evento e das informações apresentadas. As médicas tiraram todas as dúvidas que eu tinha sobre o assunto e as falas da Nicette Bruno e da Beth Goulart me emocionaram! Entendi que a prevenção tem que acontecer ao longo de toda a vida e acredito ser muito importante falarmos sobre isso, principalmente para os mais jovens”, conta Jovina Maria, participante do evento.
Para finalizar o evento, os participantes foram convidados a participar de uma caminhada com balões até o Parque Trianon com o objetivo de, literalmente, “despertar a população para a importância de cuidar da saúde do cérebro”.
Ao chegar no destino, ainda animados, pessoas de todas as idades foram convidadas a se alongar e dançar para manter corpo e mente em equilíbrio, pilares para uma vida saudável, ativa e feliz.
Pensando nas pessoas em todo o Brasil, fora do estado de São Paulo, o SUPERA realizou uma live via Facebook e YouTube oficiais da marca que exibiu o evento do início ao fim em tempo real. Até o fechamento desta matéria, o vídeo contava com mais de 4 mil visualizações. Assista: http://bit.ly/live-despertando-o-cerebro.
Isabella Rabelo – Assessoria de Imprensa e Comunicação Método SUPERA