Cultura da prevenção: cuidar do cérebro é garantir um envelhecimento ativo e saudável

Publicado em: 24/07/2025 Por Marinella Moretz-Sohn

No primeiro vídeo da série do Supera no Congresso Brain 2025, o médico neurologista Breno Barbosa conversa com a diretora pedagógica, Patrícia Lessa, sobre os desafios das doenças relacionadas ao cérebro no Brasil. 

Em um bate-papo agradável, eles também falaram sobre a importância cognitiva nos moldes oferecidos pelo Supera para se proteger de doenças no envelhecimento, garantindo mais qualidade de vida com o passar dos anos. O médico muda o conceito de envelhecimento, explicando que a correlação entre envelhecimento e adoecimento não é, necessariamente, uma verdade absoluta. 

Ele também trouxe dicas de por onde começar os cuidados com o cérebro, reforçando a importância de uma educação para a prevenção, destacando alguns fatores de risco evitáveis, considerando que quase  50% do caso de doenças demenciais poderiam ser evitados. 

“Se atuarmos na prevenção dos fatores de risco, a gente está falando de uma grande contribuição pela nossa sociedade, para evitar que tenhamos maiores números de casos de demência. E, mais uma vez, aqui eu reforço o papel central das atividades de estimulação cognitiva, como uma medida, sim, que é capaz de prevenir ou de retardar o eventual surgimento de uma demência”, disse. e assista ao vídeo completo da entrevista.

Compartilhar este artigo
  • X
  • LinkedIn
  • Share

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Visualizar os 3 comentários

3 comentários para "Cultura da prevenção: cuidar do cérebro é garantir um envelhecimento ativo e saudável"

Faça um comentário

  • Rosemari Da Cruz disse:

    Achei muito significativo, pois passo por alguns sintomas semelhantes e o fato de ele afirmar que a demência não é consequência da idade é muito importante.

    1. Isabella Rabelo disse:

      Olá, Rosemari!

      Fico feliz em saber que o artigo foi significativo para você.

      Abraços!

  • Sonia de Marco disse:

    Achei fundamental ele citar sobre o isolamento do idoso, nossa população está cada dia mais idosa e sozinha… mtos de nós temos acesso à redes sociais que nos ajuda bastante, mas, mtos não têm…
    Tenho vivido esse isolamento, para combater faço mto crochê e busco as redes sociais.
    Procuro estar sempre ativa com a mente, ja tenho 65 anos e percebo algumas falhas mentais.
    Gostei da entrevista.

Supera PRESENCIAL

O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

Supera para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O Supera é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Franquia SuperaEmpreenda em Educação

Criado em 2006, o Supera é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 250 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.