Copa do Mundo: por que o campeonato resgata bons sentimentos ?
A Copa do Mundo, que começa a partir do dia 20 de novembro como maior campeonato esportivo do mundo resgata o protagonismo de países que, historicamente, levam multidões as ruas para torcer.
Especialmente no Brasil a Copa do Mundo de futebol movimenta a economia e mexe com as emoções de milhões de fãs do esporte que, além de torcerem resgatam lembranças de outras edições do campeonato – com maior protagonismo do Brasil e intensa convivência com família e amigos.
Mas afinal: se nem todo mundo gosta de futebol, por que este assunto recorda tão boas lembranças? A neurocientista do SUPERA – Ginástica para o cérebro, Livia Ciacci explica que o cérebro é um especialista em monitorar e responder aos estímulos do ambiente, sempre associando os acontecimentos com emoções. Segundo ela, registramos na memória de longo prazo tudo que for marcante dos pontos de vista informacional e emocional.
“A cultura no Brasil fomenta o gosto pelo futebol por diversos canais (tv, rádio, novelas, filmes, redes sociais…) então as pessoas têm contato com esses estímulos e com a influência do comportamento dos familiares e amigos desde jovens. Se esses momentos de interação forem positivos emocionalmente, serão fortemente registrados na memória, e a partir de então todos estímulos similares relacionados ao evento Copa do Mundo vão provocar as mesmas sensações positivas, ou até mesmo de competitividade”, explicou.
Bons sentimentos em grupo
A neurocientista explica ainda que momentos como este evidenciam que seres humanos se organizam socialmente em torno de símbolos, que alimentam a sensação de pertencimento a um grupo. Tais símbolos, junto com gritos de guerra e o movimento das torcidas funcionam como amplificadores das emoções de orgulho nacional e patriotismo, especialmente neste momento.
Todo acontecimento vinculado ao registro da memória da Copa pode se tornar uma lembrança relacionada às emoções que surgirão nos próximos eventos do tipo.
Desde um pedido de namoro, as brincadeiras com os amigos, quais bebidas e comidas consumidas, além de toda mobilização nacional para ajustar os horários de escolas e escritórios para todos acompanharem os jogos.
Copa do Mundo: como as emoções são resgatadas no cérebro?
Além da memória individual do evento e de tudo que acontece durante, existe ainda a memória coletiva, quando muitas pessoas envolvidas com um mesmo evento criam conceitos e um repositório abstrato de informações relativas à determinada experiência.
“As memórias recentes, moduladas pelas memórias coletivas, são consolidadas em memórias de longo prazo nas áreas específicas do córtex, e serão resgatadas sempre que a pessoa buscá-las intencionalmente ou encontrar estímulos que se relacionem diretamente com essas lembranças” concluiu.
Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)
6 comentários para "Copa do Mundo: por que o campeonato resgata bons sentimentos ?"
Faça um comentário
SUPERA PRESENCIAL
O Supera Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.
SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva
Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.
Franquia SUPERAEmpreenda em Educação
Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 400 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação. Se você tem interesse em empreender nesta área, deixe seu cadastro em nosso site.
Ola sou o filho da Débora e filho do
Andre
E me chamo Luiz
Gostei muito, me fez refletir, como é boa a emoção de estar com outras pessoas na mesma sintonia, o orgulho dos nossos jogadores que lutam pela imagem positiva do nosso Pais.
Sou muito grata por poder viver tudo isso.
Os Amigos se reúnem para acompanhar e torcer durante os jogos
Gostaria de um comentário sobre o tema da redação do Enem, que propõe a valorização dos povos nativos
A copa do mundo que emocionei foi copa 70..foi no México e eu tinha 16 anos . Meus pais tinha comércio bar e restaurante Sudan . Hoje não existe mais . Tínhamos que ajudar a atender os consumidores que assistiam a copa na tela da tv. A cada gol vibra vamos com gritos entusiasmo e alegria . Nunca tivemos copa onde o Brasil jogasse melhor . ❤️❤️
A copa do mundo realmente é um evento que garante grandes memórias!