O seu filho não sabe como lidar com a frustração? Essa situação é mais comum do que muitas pessoas imaginam. Nesse momento, é fundamental conhecer e validar os sentimentos da criança.
Na prática, a frustração estimula a produção de hormônios do estresse no nosso cérebro. Quando nos frustramos, enfrentamos emoções parecidas com as que acontecem quando estamos diante de uma grande dificuldade.
Se você tem interesse no tema e deseja conhecer a importância de ajudar a criança a lidar com a frustração, continue a leitura deste post! Listamos algumas dicas sobre o assunto.
Como ajudar o seu filho a lidar com a frustração?
Para você descobrir como auxiliar o seu filho nos momentos de frustração, apresentamos, nos próximos tópicos, algumas dicas. Confira!
Mostrar soluções
As crianças podem sentir frustração por coisas que são facilmente resolvidas. Procure sempre conversar com o seu filho para saber se esse é o caso. Se for, procure encontrar uma solução com ele.
Isso não significa a resolução dos problemas dele, já que a criança deve aprender a enfrentar as dificuldades e aplicar soluções por conta própria. Vocês podem conversar para descobrir a melhor maneira de resolver a questão juntos.
Ajuda para manejar as emoções
Durante a infância, é normal não saber lidar com grandes emoções, uma vez que isso é algo que costumamos aprender com o tempo. Durante o momento de frustração do seu filho, procure ajudá-lo a entender o que ele está sentindo, sem diminuir os sentimentos dele.
Validar as emoções
É importante acolher as emoções de maneira empática, lidando respeitosamente com a questão em um momento oportuno. Evite desviar a atenção do que aconteceu para outros temas.
O ideal é aproveitar o momento para conversar sobre isso, a fim de propor condutas que são adequadas para as horas de raiva. Lembre-se de que acolher, validar emoções e direcionar as crises não quer dizer ceder aos desejos da criança.
Conversar sobre sentimentos
A frustração costuma vir acompanhada do sentimento de solidão, por isso, é muito importante demostrar apoio à criança nessa hora, assim como propor uma conversa sobre os sentimentos. Demonstre que, não importa qual seja o problema, ela pode contar com o seu auxílio.
Ensinar formas de lidar com a frustração
Por fim, procure ensinar maneiras de lidar com o sentimento de frustração. Para tanto, você pode contar histórias de superação, falar sobre desafios e até mesmo incluir atividades extracurriculares na rotina do seu filho — como um esporte. Assim, ele vai entender que, na vida, a alternância entre ganhar e perder é natural.
Uma boa alternativa é demonstrar que você entende o que ele está passando e, inclusive, já teve momentos assim. Aponte o que você fez para resolver a situação.
Viu como lidar com a frustração do seu filho não é uma tarefa impossível? Basta agir com calma e lembrar que lidar com esse tipo de sentimento não é fácil — nem mesmo para os adultos.
Gostou das dicas que listamos aqui? Confira as nossas redes sociais para ficar por dentro de outros conteúdos! Estamos no Facebook e no Instagram!